Entidades civis acompanham delegações nos JAI

São cerca de 100 voluntários da comunidade para dar auxílio nos alojamentos

Por Tatiana Giulietti | 8/10/2007

Foto Indisponivel

A Coordenadoria de Ação e Cidadania está se reunindo com representantes de associações de bairro, cooperativas, organizações não-governamentais e voluntários de escolas para planejar o acompanhamento das delegações que vêm de várias partes do Estado para os Jogos Abertos do Interior (JAI). São grupos de dirigentes e atletas que ficarão alojados em escolas municipais e estaduais.

Na noite de quarta-feira (4), lideranças da comunidade assistiram a apresentação do projeto, que já foi colocado em prática por ocasião dos Jogos Regionais de 2005, em Praia Grande. Segundo Itamar Marciano, haverá mais de um voluntário nas 61 escolas municipais e estaduais que alojarão as comitivas. “Eles vão ajudar na parte estrutural, de localização e de apoio em geral. Também orientarão os comerciantes no sentido de se prevenirem para o aumento do consumo durante o período”. Citou como exemplo as padarias, que terão de aumentar a produção de pães. Ele ressalta que, somente no Bairro Samambaia, cerca de 4 mil atletas vão ficar alojados.

A coordenadoria conseguiu reunir aproximadamente 100 pessoas, a maioria líderes de bairro. “Se houver algum problema que o voluntário não possa resolver, ele entra em contato com a Central dos Jogos que vai oferecer tudo o que for necessário”.

A Cidadania conta também com as pedagogas comunitárias da Secretaria de Educação (Seduc), que fazem constantemente a ligação da escola com as famílias do bairro. Além da Seduc, participam do planejamento equipes do gabinete do prefeito e da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel).

Segundo Marciano, “o programa deu tão certo nos Jogos Regionais que, até hoje, cidadãos de Praia Grande mantém ligação de amizade com várias cidades do Interior”. Quem quiser participar como voluntário para ajudar no sucesso do evento esportivo mais importante das Américas (os JAI só perdem em grandiosidade para os Pan-americanos) pode procurar a associação de bairro ou escola mais próxima de sua residência.