Idosos têm passagem gratuita em ônibus interestadual

Quem não tem como comprovar renda deve se dirigir ao Conviver

Por Christiane Disconsi | 29/10/2007

Idosos de mais 60 anos que não têm como comprovar renda também podem garantir o benefício da gratuidade de passagem em ônibus interestaduais. Desde julho último, estes idosos são atendidos no Plantão Social das duas unidades do programa Conviver, no Guilhermina e Caiçara.

Os interessados devem comparecer das 8 às 12 horas, munidos de cédula de identidade. Após a entrevista social, o idoso é encaminhado ao Cadastro Único, que abrange outros programas assistenciais. “A entrevista prévia é importante para que possamos identificar também outras necessidades e, assim, encaminhá-los para outros programas”, explica a assistente social do Conviver Guilhermina, Maria Aparecida Freitas Ferreira.

A partir daí, o idoso obtém uma carteirinha que pode ser apresentada em qualquer agência rodoviária para garantir a viagem interestadual gratuita. Porém, é importante ressaltar que as viagens devem ser agendadas previamente, como aconselha a coordenadora do Bolsa Família e Cadastro Único, Sônia Duran. “Cada ônibus pode transportar apenas dois idosos de graça. Por isso, é importante comparecer com antecedência para garantir o lugar”.

Caso haja mais de dois idosos nos ônibus, as empresas podem cobrar 50% do valor da passagem aos que queiram viajar nos demais assentos. Portanto, o idoso terá de arcar com o custo de 50% da tarifa e deve comprar a passagem com no mínimo seis horas de antecedência no caso de viagens inferiores a 500 quilômetros e 12 horas para viagens mais longas.

O agendamento deve ser feito diretamente na agência. Em Praia Grande, partem ônibus interestaduais diariamente, das 5 às 23 horas dos dois terminais rodoviários: Tatico e Tude Bastos. “As agências devem aceitar os idosos nos ônibus se eles estiverem de acordo com as exigências da lei”, explica o chefe do Departamento de Transportes da Secretaria de Transito e Transportes, Claudenir de Barros Carneiro.

Vale lembrar que idosos com renda mensal de até dois salários mínimos (atualmente R$ 760,00) também são beneficiados com o decreto do Governo Federal e não precisam passar pelas unidades do Conviver. A comprovação dessa renda pode ser feita diretamente na agência, com a carteira de trabalho, holerite ou com comprovantes emitidos pelo Ministério da Previdência (no caso daqueles que têm aposentadoria ou pensão do INSS).

Caso sinta-se lesado de alguma forma e não consiga o benefício, que é assegurado no Estatuto do Idoso, o interessado deve procurar o Conselho Municipal do Idoso.

O Plantão Social e Conselho do Idoso funcionam das 8 às 12 horas no Conviver Guilherminha (Rua Praia dos Sonhos, 245, telefone 3473-7060) e Conviver Caiçara (esquina das ruas São Domingos e Antunes Navarro, telefone 3594-7497).