Consulte as unidades de saúde pela internet

Página exibe dados das usafas e multiclínicas

Por Nádia Almeida | 4/12/2007

Foto Indisponivel

De qualquer lugar do Brasil, o usuário da rede pública de saúde de Praia Grande pode obter informações sobre as 15 Usafas e 5 muticlínicas, bastando entrar no site www.praiagrande.sp.gov.br/saúde. A página, desenvolvida em conjunto pelas Secretarias de Saúde (Sesap) e Planejamento e Gestão (Seplan), foi apresentada pelo secretário Eduardo Dall´Acqua, em telão, aos vereadores que participaram da audiência pública da Saúde relativa ao terceiro trimestre de 2007, na tarde de terça-feira (3), na Câmara Municipal.

A página da Saúde traz um mapa da Cidade com a localização de cada unidade. É só escolher uma e clicar. Além de foto, endereço e telefone, o usuário pode saber quantos médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes lá trabalham, quem faz parte da equipe, qual o modelo de assistência e quando ocorrem as reuniões do Conselho de Usuário. “Vamos investir mais nesse sistema para que as pessoas possam se orientar melhor.”

Além de oferecer transparência e visibilidade quanto aos serviços prestados em cada unidade, a página facilita a participação popular. “A pessoa que quiser fazer alguma solicitação, queixa ou elogio pode clicar no Fale Conosco, que está ligado ao SAU-SUS (Serviço de Atendimento ao Usuário do SUS)”, expôs Dall´Acqua.

De julho a setembro, o SAU-SUS registrou 638 atendimentos. Além do site da Saúde, o usuário tem outras formas de participação. Pode comparecer pessoalmente ao setor, que funciona na Sesap (Avenida Presidente Kennedy, 8.850, Mirim) das 9 às 16 horas; ligar para 0800-7733020 (ligação gratuita) ou ainda enviar fax para 3496.2454. Mensagens também podem ser enviadas para o e-mail atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br.

Números – A audiência serviu também para expor, com detalhes, o que cada departamento e divisão da Sesap desenvolveu no referido trimestre. Foram enumerados todos os atendimentos e procedimentos, incluindo campanhas, realizados pelos departamentos de Assistência à Saúde; Saúde Pública, Hospitalar e Pronto-socorro; e Avaliação e Controle, além das divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Controle de Zoonoses, Auditoria e Faturamento.

Entre os setores de maior atendimento no trimestre, destacaram-se os exames laboratoriais. Houve o registro de 20,2% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 207.438 para 249.406.

Os três prontos-socorros totalizaram 94.619 consultas. As Unidades de Saúde da Família (Usafas), multiclínicas, Cemas (Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Sociais) e demais unidades somaram 84.572 consultas médicas.

A Secretaria de Finanças (Sefin) mostrou quadros e balancetes sobre o setor, relativos ao terceiro trimestre.

“As audiências públicas são importantes para acompanharmos o cumprimento das metas, colher informações e planejar nossas ações, fortalecendo as áreas que se mostrarem deficitárias”, declarou o secretário.