Via Expressa ganha mais 7 km de defensas
Obra teve início na manhã de sexta-feira e está orçada em R$ 1,24 milhão
Por Pedro Sbravatti | 4/1/2008

Praia Grande iniciou na manhã de sexta-feira (4) a colocação de mais 7 quilômetros de defensas metálicas ao longo da Via Expressa Sul. A medida visa aumentar ainda mais a segurança dos usuários da estrada. A obra está orçada em R$ 1,24 milhão e, de acordo com a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), será concluída antes do final da temporada de verão.
“Com a instalação desses equipamentos, somados aos já existentes, atingiremos praticamente dez quilômetros de defensas metálicas ao longo da via”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Antonio Freire de Carvalho Filho. “Nossa intenção é fechar os locais mais críticos onde ocorrem alguns abusos vindos dos próprios condutores e também de pedestres”.
Do total do custo da obra, a maior parte (R$ 1,13 milhão) é proveniente do fundo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que reúne as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. A liberação ocorreu após reunião realizada no final do ano passado. “Mesmo com todos os elogios, procuramos melhorar o serviço prestado na Via Expressa devido ao grande fluxo de carros que trafegam diariamente na estrada – cerca de 18 mil veículos”, comentou o secretário.
As defensas impedem abusos que ocorrem principalmente durante os congestionamentos em fins de semana prolongados e na temporada: procurando fugir das filas, que se formam devido aos entraves no trecho da Imigrantes em São Vicente (faróis e lombadas), muitos motoristas atravessam os canteiros dos jardins às margens da via.
Além dos riscos de acidentes, temos de refazer os jardins constantemente, devido aos estragos, desperdiçando recursos que poderiam ser investidos em outras necessidades.
As defensas possuem alta tecnologia: são lâminas de aço galvanizado a fogo por imersão total. Mais resistente, o material amortece o veículo em caso de colisão, ao contrário do que ocorre em acidentes onde as barreiras são de concreto. De acordo pesquisa realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no Estado de São Paulo, o registro de acidentes fatais em locais que utilizam essas proteções caiu em média 90%.
A Via Expressa Sul, estrada que substituiu o antigo Acesso 291 da SP-55, corta Praia Grande do Boqueirão até a curva do “S”, na Vila Mirim, numa extensão de dez quilômetros. Segundo o prefeito Alberto Mourão, circulam diariamente pela via cerca de 18 mil veículos. A obra integra o Complexo Viário Xixová, do qual fazem parte as rotatórias da entrada da Cidade, viadutos e a Avenida Ayrton Senna, representando um investimento de R$ 75 milhões.
“Com a instalação desses equipamentos, somados aos já existentes, atingiremos praticamente dez quilômetros de defensas metálicas ao longo da via”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Antonio Freire de Carvalho Filho. “Nossa intenção é fechar os locais mais críticos onde ocorrem alguns abusos vindos dos próprios condutores e também de pedestres”.
Do total do custo da obra, a maior parte (R$ 1,13 milhão) é proveniente do fundo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que reúne as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. A liberação ocorreu após reunião realizada no final do ano passado. “Mesmo com todos os elogios, procuramos melhorar o serviço prestado na Via Expressa devido ao grande fluxo de carros que trafegam diariamente na estrada – cerca de 18 mil veículos”, comentou o secretário.
As defensas impedem abusos que ocorrem principalmente durante os congestionamentos em fins de semana prolongados e na temporada: procurando fugir das filas, que se formam devido aos entraves no trecho da Imigrantes em São Vicente (faróis e lombadas), muitos motoristas atravessam os canteiros dos jardins às margens da via.
Além dos riscos de acidentes, temos de refazer os jardins constantemente, devido aos estragos, desperdiçando recursos que poderiam ser investidos em outras necessidades.
As defensas possuem alta tecnologia: são lâminas de aço galvanizado a fogo por imersão total. Mais resistente, o material amortece o veículo em caso de colisão, ao contrário do que ocorre em acidentes onde as barreiras são de concreto. De acordo pesquisa realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no Estado de São Paulo, o registro de acidentes fatais em locais que utilizam essas proteções caiu em média 90%.
A Via Expressa Sul, estrada que substituiu o antigo Acesso 291 da SP-55, corta Praia Grande do Boqueirão até a curva do “S”, na Vila Mirim, numa extensão de dez quilômetros. Segundo o prefeito Alberto Mourão, circulam diariamente pela via cerca de 18 mil veículos. A obra integra o Complexo Viário Xixová, do qual fazem parte as rotatórias da entrada da Cidade, viadutos e a Avenida Ayrton Senna, representando um investimento de R$ 75 milhões.