Ramo 700 pode aliviar trânsito no retorno ao Planalto
Proposta de Mourão, apresentada no final de 2004, aguarda recursos do Estado
Por | 14/1/2008

O Ramo 700, denominação técnica da estrada que ligará a Via Expressa Sul, na altura dos bairros Quietude e Tupi à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do km 288, e que exigirá investimentos na ordem de R$ 45 milhões, é um projeto da Prefeitura de Praia Grande que aguarda liberação de recursos do Governo do Estado há cerca de três anos. O estudo foi apresentado pela primeira vez pelo prefeito Alberto Mourão em dezembro de 2004, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – Condesb.
A construção dessa via foi uma das propostas reapresentadas por Mourão ao Governo do Estado, na manhã de quarta-feira (9), dentro do conjunto de obras no sistema viário de Praia Grande e São Vicente que pode solucionar o congestionamento sofrido por munícipes e veranistas a cada fim de semana, no retorno de turistas ao Planalto.
O pacote foi sugerido pelos prefeitos de Praia Grande e de São Vicente, Tércio Garcia, na reunião que mantiveram com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, na sede da prefeitura vicentina.
A construção da alça ligando a Via Expressa Sul à Rodovia Pedro Taques, por dentro da periferia de Praia Grande, é considerada uma forma eficaz de aliviar bastante os congestionamentos na Ayrton Senna, pois divide o fluxo de veículos principalmente os provenientes da região entre os bairros Aviação e Ocian, que concentram mais de 40% dos imóveis de veraneio da Cidade.
Segundo Mourão, com a nova alça, os motoristas seguiriam diretamente para a Pedro Taques, sem utilizar a Avenida Ayrton Senna, onde o trânsito fica estrangulado.
A primeira vez que mostrou seu projeto, em 27 de dezembro de 2004, o prefeito ilustrou sua explanação no Condesb com um vídeo com tomadas aéreas do trânsito congestionado desde o Litoral Sul até a subida da Serra, feitas pela Prefeitura de Praia Grande num final de domingo. Já naquela época as imagens mostravam o que se repete hoje, agravado na passagem de ano: os semáforos da Imigrantes, em São Vicente, parando todo o fluxo de veículos que, após os sinais, porém, ficava tranqüilo. E exibiam os congestionamentos que se acumulam dentro da malha viária da cidade: as avenidas marginais, Kennedy e Costa e Silva, assim como os trevos de acessos dos vários bairros tomados por veículos.
Estrada – O Ramo 700 terá 3.680 metros de extensão. O projeto executado pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) prevê que comece na altura da Rua Álvaro Silva Júnior, com acesso pela Via Expressa Sul, na Avenida Ministro Marcos Freire, Bairro Quietude, seguindo entre os loteamentos Quietude I e II e Ilha das Caieiras e terminando na altura do Km 288 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, trecho Pedro Taques, próximo à divisa de Praia Grande com São Vicente.
Para agilizar a liberação ambiental, o prefeito apresentou uma alternativa: um pequeno elevado, de 200 metros, sobre uma área já no final da pista, para evitar desmatamento. Segundo Mourão, essa obra pode ficar concluída em cerca de um ano.
A construção dessa via foi uma das propostas reapresentadas por Mourão ao Governo do Estado, na manhã de quarta-feira (9), dentro do conjunto de obras no sistema viário de Praia Grande e São Vicente que pode solucionar o congestionamento sofrido por munícipes e veranistas a cada fim de semana, no retorno de turistas ao Planalto.
O pacote foi sugerido pelos prefeitos de Praia Grande e de São Vicente, Tércio Garcia, na reunião que mantiveram com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, na sede da prefeitura vicentina.
A construção da alça ligando a Via Expressa Sul à Rodovia Pedro Taques, por dentro da periferia de Praia Grande, é considerada uma forma eficaz de aliviar bastante os congestionamentos na Ayrton Senna, pois divide o fluxo de veículos principalmente os provenientes da região entre os bairros Aviação e Ocian, que concentram mais de 40% dos imóveis de veraneio da Cidade.
Segundo Mourão, com a nova alça, os motoristas seguiriam diretamente para a Pedro Taques, sem utilizar a Avenida Ayrton Senna, onde o trânsito fica estrangulado.
A primeira vez que mostrou seu projeto, em 27 de dezembro de 2004, o prefeito ilustrou sua explanação no Condesb com um vídeo com tomadas aéreas do trânsito congestionado desde o Litoral Sul até a subida da Serra, feitas pela Prefeitura de Praia Grande num final de domingo. Já naquela época as imagens mostravam o que se repete hoje, agravado na passagem de ano: os semáforos da Imigrantes, em São Vicente, parando todo o fluxo de veículos que, após os sinais, porém, ficava tranqüilo. E exibiam os congestionamentos que se acumulam dentro da malha viária da cidade: as avenidas marginais, Kennedy e Costa e Silva, assim como os trevos de acessos dos vários bairros tomados por veículos.
Estrada – O Ramo 700 terá 3.680 metros de extensão. O projeto executado pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) prevê que comece na altura da Rua Álvaro Silva Júnior, com acesso pela Via Expressa Sul, na Avenida Ministro Marcos Freire, Bairro Quietude, seguindo entre os loteamentos Quietude I e II e Ilha das Caieiras e terminando na altura do Km 288 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, trecho Pedro Taques, próximo à divisa de Praia Grande com São Vicente.
Para agilizar a liberação ambiental, o prefeito apresentou uma alternativa: um pequeno elevado, de 200 metros, sobre uma área já no final da pista, para evitar desmatamento. Segundo Mourão, essa obra pode ficar concluída em cerca de um ano.