Casas de repouso participam de reunião na Sesap

Objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos idosos

Por Paola Vieira | 18/3/2008

Praia Grande possui nove casas de repouso para idosos, somando 156 pessoas institucionalizadas. Para que todos tenham o atendimento ideal, dentro da legislação, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) promove a fiscalização intersetorial dessas instituições. A reunião anual do programa ocorre nesta quarta-feira (19), às 9 horas, na sede da Sesap. Contará com a presença de representantes dos estabelecimentos; do chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Luis Carlos Marono; e do promotor de Justiça, Carlos Cabral Cabreira.

De acordo com Marono, o objetivo do encontro é fazer o acompanhamento anual das instituições. “Está relacionado com o programa de ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos), desenvolvido há vários anos no Município. Através dele fazemos o acompanhamento da atividade junto aos idosos que precisam de cuidados diferenciados”.

O programa teve início em 2002, quando Praia Grande possuía nove instituições irregulares. No decorrer do trabalho, houve a regularização das instituições gradativamente e foi notado o aumento do número das casas de repouso oriundas de municípios vizinhos. Em 2004, chegou a 11 estabelecimentos. Mas em virtude da aplicação de normas e regulamentos que norteiam a atividade, associado a um monitoramento conjunto entre órgãos públicos participantes do programa, houve uma auto-seleção com a diminuição do número, passando para nove instituições em 2008.

Mas todo esse trabalho tem um objetivo: melhoria na qualidade dos serviços prestados aos idosos, além do aumento do controle de monitoramento das casas de repouso e internos, possibilitando ação mais efetiva com informações mais agilizadas. “Nosso interesse não é fechar as instituições, mas mantê-las sob controle”, disse Marono.

Internet – Procurando sempre melhorar o controle desses estabelecimentos, a Sesap está implantando um sistema de informação on-line. “Com a comunicação via e-mail, as instituições nos enviam relatórios estatísticos e, uma vez por ano, encaminham documentos físicos. Essa comunicação facilita também o acompanhamento dos internos entre as casas de repouso”, finaliza Marono. A Sesap fica na Avenida Presidente Kennedy, 8.850, bairro Mirim.