Defesa Civil tranqüiliza população sobre tremor

Abalo sísmico ocorreu na noite de terça

Por Pedro Sbravatti | 23/4/2008

Foto Indisponivel

A Defesa Civil de Praia Grande recebeu vários telefonemas, mas não registrou ocorrência de danos provocados pelo tremor de terra de 5,2 pontos na escala Richter (de médio porte), sentido na noite de terça-feira (22). O abalo sísmico de cinco segundos atingiu as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, capital paulista, municípios do interior, além de mais três estados brasileiros.

Para o coordenador da Defesa Civil local, Jorge Ventura Ribeiro Filho, não há motivo para que a população fique alarmada. “O tremor foi sentido em alguns bairros da Cidade. Os munícipes devem ficar tranqüilos. Utilizamos todos os procedimentos necessários para esse tipo de situação e tudo está sob controle”, afirmou.

De acordo com dados fornecidos pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o fenômeno foi considerado mediano pelos especialistas do País. O epicentro ocorreu no Oceano Atlântico, a mais de 200 quilômetros de distância do continente.

A UNB confirmou que existe a possibilidade de novos tremores nos próximos dias, denominados de pós-abalos. A intensidade seria bem menor comparado com o da noite de terça-feira. “Os departamentos estão preparados”, informou o coordenador.

Ventura deu algumas dicas para população caso ocorra algo parecido. Não entrar em pânico é a principal delas. Para moradores de prédios, evacuar o local o mais rápido possível, sem utilizar elevador; e ficar distante de grandes construções.