PG se adianta às metas educacionais do Governo Federal

Diretrizes estabelecidas pelo governo já são praticadas na Cidade há anos

Por Priscila Sellis | 5/5/2008

As diretrizes estabelecidas pelo plano de metas Compromisso Todos pela Educação – que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal –, já são cumpridas pelo município de Praia Grande há anos, provando seu pioneirismo e qualidade no setor. Das 28 metas estabelecidas em decreto, 22 já são praticadas na Cidade. “As outras seis já estão em implantação”, esclarece a secretária de Educação, Maura Ligia Costa Russo.

Uma das metas cumpridas é o combate à evasão, através do acompanhamento individual das razões da não freqüência do educando. A Cidade possui uma das menores taxas de evasão do País – apenas 0,33% - conquistada através de várias frentes de trabalho, como por exemplo, o projeto Evasão Escolar, do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa promove visitas domiciliares às famílias dos alunos faltosos, identificando o motivo das faltas e buscando soluções. Em 2007, foram realizadas 1.830 visitas.

Ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular é outra meta que vem sendo cumprida pela Cidade desde 2001, ano em que foram iniciadas as aulas esportivas no contraturno escolar. Nos anos seguintes, as opções na área do esporte se ampliaram e as escolas também passaram a oferecer atividades culturais, como aulas de teatro, música e violão. Atualmente, com o programa SuperEscola – que permite a utilização dos ginásios poliesportivos como extensão da escola – o número de alunos atendidos com atividades extraclasse já chega a 14 mil.

Comunidade - Transformar a escola num espaço comunitário e manter ou recuperar os equipamentos públicos que possam ser utilizados pela comunidade escolar. Essa é mais uma meta do pacote de diretrizes do governo que Praia Grande vem cumprindo desde 2005, quando implantou o projeto Pedagogia Comunitária.

A iniciativa traz a comunidade para dentro da escola e promove atividades educativas em praças públicas e outros locais. Além disso, a utilização dos equipamentos esportivos pelos alunos do SuperEscola também aponta para o cumprimento de mais essa meta.

Participação - Envolver todos os professores na discussão e elaboração do projeto político-pedagógico, respeitadas as especificidades de cada escola. Praia Grande faz mais que isso, envolvendo não apenas os professores, mas também os funcionários da escola e comunidade.

E além de discutir e elaborar o documento em conjunto, cada escola apresenta publicamente as metas e ações previstas em seu projeto, promovendo a gestão participativa na rede de ensino, que constitui outra meta do PDE.

Promover a Educação Infantil é outra diretriz praticada e valorizada na Cidade, que investe de forma especial no atendimento às crianças de 0 a 5 anos de idade. Esse público conta com acolhimento em período integral, profissionais capacitados e atendimento de qualidade, tanto na parte pedagógica quanto nos cuidados com higiene e alimentação.

Especial - Outro público que tem atendimento garantido no Município são os alunos com necessidades educacionais especiais. Praia Grande foi uma das primeiras cidades do País a defender a inclusão de portadores de deficiências na rede regular de ensino, possuindo hoje mais de 500 alunos inclusos. Essa postura municipal garante o cumprimento de mais uma meta.

Para promover a alfabetização de jovens e adultos – praticando outra diretriz – a Cidade conta com sete escolas que atendem esse público. Atualmente, o Município atende cerca de 2 mil pessoas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A integração dos programas educacionais com os de outras áreas – mais uma meta – pode ser visto em diversas ações: o programa SuperEscola está integrado à Secretaria de Esportes; o projeto Criando Asas, que atende crianças especiais em brinquedotecas, é feito em parceria com a Secretaria de Promoção Social; e diversas ações ligadas à Secretaria de Saúde são realizadas em escolas municipais.

Formação - O combate à repetência através de aulas de reforço no contraturno escolar; a realização de avaliações periódicas e acompanhamento individual dos alunos; a valorização da formação ética, artística e educação física; a implantação de plano de carreira para o magistério e a efetividade do professor após período probatório devidamente avaliado, entre outros pontos, também são diretrizes cumpridas pela Cidade.

Para Maura, isso demonstra o quanto Praia Grande prioriza a área educacional. “Sabemos que a Educação é a base para uma sociedade melhor, por isso nos preocupamos em oferecer um ensino de qualidade”.