PG participa do Aberto do Brasil de xadrez

Torneio contou pontos para o ranking internacional

Por Fabricio Tinêo | 6/5/2008

A equipe praiagrandense de xadrez esteve em ação no VII Torneio Aberto do Brasil, realizado no último final de semana (3 e 4), em Registro. O evento, que somou pontos para o ranking brasileiro e internacional, reuniu a nata do esporte no País. O campeonato distribuiu cerca de R$ 20 mil em prêmios.

O evento comemorou o centenário da imigração japonesa no Brasil. O título do certame ficou com o experiente Gilberto Milos, que já conquistou diversos títulos nacionais. Na segunda colocação ficou outro campeão brasileiro, Rafael Leitão. Em terceiro veio Alexandr Fier, de Santa Catarina.

Edgar Rodrigues, assessor técnico da seleção praiagrandense, terminou na 17ª colocação. Ao lado de Carlos Sega (Santos), ele foi o melhor atleta da Baixada Santista no torneio.

“Nossa garotada sub-21 fez grandes jogos”, disse o técnico da equipe de Praia Grande, Wilson Zimmermann. “E Edgar Rodrigues mostrou muito talento, realizando partidas de alto nível”.

Prata - Vale ressaltar que as equipes masculina e feminina de Praia Grande conquistaram a medalha de prata nos Jogos Regionais, em 2007, em Guarujá. Nos Jogos Abertos, em Praia Grande, ano passado, as meninas terminaram em sexto e os rapazes não ficaram entre os oito primeiros.

As duas seleções sofreram alterações para esta temporada. Clara Melo vai jogar por Cubatão. Aparecida Nascimento ultrapassou o limite de idade de 21 anos. Por outro lado, Marcela Coutinho retorna ao time. Emile Casasco, Renata de Luna e Israella Moraes permanecem no time.

Entre os rapazes, não houve saída de atletas, mas sim entrada. Entre os novatos, destaque para Guilherme Cirilo, que demonstra grande potencial. Jonathan Pereira, Rafael Menezes, Airton Nunes, Bruno Conti, Bruno Silva, Yuri Matos, Aarão Zimmermann e Thomas Capeleti seguem no grupo. “Esse ano teremos de fazer uma seletiva para a definição da equipe masculina. Isso é bom, mostra que nosso trabalho vem sendo bem feito”, concluiu Zimmermann.

Apoio - A equipe de xadrez conta com o apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), da Associação de Xadrez de Praia Grande (AXPG), Marcelo Luis Conde Engenheiro, Engenharia Bonfim e Miranda, Construtora e Incorporadora Ki-Mar, Supermercado Figueroa e FortBom Distribuidora de Laticínios.