Fatec abre dois novos cursos em 2009

Faculdade ocupará prédios do Ceesmag, Academia de Polícia e Biblioteca Municipal

Por | 15/5/2008

A Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec-PG), que em 5 anos se tornou uma das melhores entre as 38 existentes no Estado, deve também conquistar o posto de uma das maiores em termos de infra-estrutura nos próximos três anos. A partir de 2009, a instituição implantará os cursos de Tecnologia em Petroquímica com ênfase em Energia do Petróleo e Gás Natural; e de Tecnologia em Gestão Empresarial, com ênfase em Comércio Exterior. Serão abertas 80 vagas em cada curso, sendo 40 no período vespertino e 40 no noturno.

Três novos cursos também serão oferecidos pela Escola Técnica Estadual (Etec), que funciona no mesmo local: Gestão Ambiental, Manutenção de Aeronaves e Segurança do Trabalho, com 40 vagas cada um a partir de 2008. Com a ampliação do processo de extração de petróleo e gás natural na região, os novos cursos devem gerar grande interesse junto aos estudantes da região, por possibilitar a qualificação de mão-de-obra para atuar nesse campo.

Essa expansão está sendo possível graças aos esforços do prefeito Alberto Mourão, que disponibilizou novo espaço para permitir a ampliação do número de cursos e vagas. Com isso, esse complexo educacional público deve atingir a marca de 2.500 alunos em três anos.

Ao receber o diretor da instituição, Nilson Carlos Duarte da Silva, em seu gabinete, na terça-feira (13), Mourão confirmou a cessão das instalações hoje ocupadas pelo Centro Estadual de Ensino Supletivo Max Dada Galizzi (Ceesmag), pela Academia de Polícia Civil e pela Biblioteca Municipal. Esses três estabelecimentos serão transferidos de local para viabilizar o processo de expansão. “Não queremos parar por aí. Vamos implantar outros cursos gradativamente”, adiantou o prefeito, que trouxe a Fatec para o Município em seu segundo governo, depois de quase uma década de negociações com o Governo do Estado.

A Faculdade de Tecnologia de Praia Grande começou a funcionar em 3 de setembro de 2002. Mas no prédio da Praça 19 de Janeiro, que um dia já abrigou o Paço Municipal, existe uma placa anterior, datada de 1993, quando a Prefeitura disponibilizou o prédio para o Centro Paula Souza, gestor da Fatec.

"A placa faz parte da história de nossa unidade. Representa o quanto foi preciso lutar para a concretização da Fatec em Praia Grande", ressaltou Nilson Duarte, destacando que menos de um ano depois do início das atividades, em 11 de março de 2003, entrava em funcionamento nesse mesmo prédio a escola técnica. "Foi uma conquista. E nós temos de demonstrar que tanto a Fatec como a Escola Técnica estão realmente servindo a comunidade".

Segundo Mourão, o Ceesmag deve ir para o antigo prédio da Escola Municipal Manoel Nascimento Júnior, que passará a funcionar em novas instalações; a Academia de Polícia Civil ocupará o imóvel onde hoje funciona a Casa da Criança e do Adolescente, que também ganhará novas dependências, assim como a Biblioteca Municipal.

Excelência - Das 38 faculdades de tecnologia existentes no Estado de São Paulo, a unidade de Praia Grande, com 850 alunos, está entre as sete melhores. A conquista desse elevado nível de excelência de ensino e pesquisa em pouco mais de cinco anos após sua implantação não ocorreu por acaso. O sucesso é resultado de um árduo trabalho conjunto, que exigiu generosas doses de dedicação, persistência, determinação e, acima de tudo, vontade política.

"O mérito de a Fatec estar em Praia Grande é todo do prefeito Alberto Mourão", afirma o diretor Nilson Duarte. "Só atingimos esse nível de excelência porque a Administração apóia a instituição em todos os momentos. O prefeito nos auxilia em tudo o que é necessário. Fica difícil até mesmo enumerar ou quantificar. Tudo o que precisamos a Prefeitura nos oferece".

Não é fácil ficar entre as sete melhores faculdades de tecnologia do Estado. A avaliação institucional anualmente ouve professores e alunos. Todos os detalhes são analisados, da estrutura física à administração, do corpo docente à relação da faculdade com a comunidade. E mais ainda: o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica.

"Manter esse nível de excelência durante cinco anos consecutivos é uma grande satisfação. Melhorá-lo é o nosso principal objetivo. Para tanto precisamos continuar envolvidos com a sociedade. A pesquisa, o ensino de qualidade e a extensão devem estar sempre relacionados ao que podemos proporcionar à comunidade", disse Nilson Silva.

Cursos - A Fatec-PG já oferece curso superior de Informática, com ênfase em Gestão de Negócios e duração de três anos. São 80 vagas por semestre disputadas em vestibular. Já a Escola Técnica Estadual (ETE) oferece os cursos de Informática (80 vagas), Logística (40 vagas) e Farmácia (40 vagas) com duração de um ano e meio. Está apto a disputar o vestibulinho quem concluiu o Ensino Médio ou cursa o segundo ano.