Damas do vôlei agitam abertura do Brasileiro Máster

Entusiasmo das atletas marca solenidade no Ginásio Sindvend

2/6/2008

Carol Binato supervisão Pedro Sbravatti MTB:35.768

Quem acredita que a animação acaba com o passar do tempo está enganado. A abertura do 13º Campeonato Brasileiro de Vôlei Máster Feminino, na manhã desta segunda-feira (2), foi marcada pela alegria e entusiasmo das ‘damas atletas’. A solenidade, realizada no Ginásio Sindvend, Bairro Mirim, reuniu 165 jogadoras de 60 a 78 anos, durante o desfile das delegações, e emocionou o público. A competição, em Praia Grande, ocorre até o próximo dia 11.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), José Carlos de Souza, participou do evento representando o prefeito Alberto Mourão e enfatizou a importância de recepcionar as atletas. “Isso prova que a Cidade está preparada para todos os tipos de competição. É um prazer recebê-las. Praia Grande está sempre de braços abertos”.

Diretor da colônia do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de São Paulo, Amílcar de Andrade, ressaltou que a garra e determinação das atletas funcionam como exemplos de vida para todos. “Infelizmente muitos aguardam certa idade para se aposentar e cair na ociosidade. Elas provam o contrário. Sinto-me honrado em fazer parte deste evento”.

O ponto alto da solenidade ocorreu quando a atleta Iverly Lour Silva recitou o poema Ouvir Estrelas, de Olavo Bilac. “Nós somos estrelas e como dizia nosso poeta, amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido, capaz de ouvir e de entender estrelas", exclamou, radiante.

A integrante da equipe do Paraná, categoria Damas de Vinho (acima de 70 anos), é uma das responsáveis pela formação do campeonato e faz parte da história do esporte brasileiro. “Atuei na seleção brasileira de basquete e fui campeã sul-americana em 1954”.

Atualmente, Iverly se dedica ao vôlei e à literatura. “Escrevi o livro ‘Passou, mas permanece’, no qual conto um pouco sobre minha vida e toda a história do campeonato”.

Formada em administração, a jogadora conta que adora estudar e acredita que o esporte da terceira idade lhe trouxe muita felicidade. “Somos da categoria Vinho porque quanto mais velho melhor”, brincou, animada e ansiosa para o seu jogo de estréia.