PG recebe prêmio Cidade Amiga da Bicicleta

Cidade fica com o título pelo segundo ano consecutivo

Por Christiane Disconsi | 13/6/2008

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Ciclistas homenageia Praia Grande com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. O prêmio será entregue nesta segunda-feira (16), às 10 horas, na Associação Comercial de Santos, Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico.

Atualmente Praia Grande tem mais de 50 quilômetros de ciclovias e outros 30 quilômetros serão executados nos próximos anos. “Esse prêmio vem coroar todos os esforços da Administração. O trabalho não é só em prol do ciclista, mas da mobilidade urbana”, comentou o secretário de Trânsito e Transportes (Setransp), Antonio Freire de Carvalho Filho.

Freire informou que, atualmente, 10% da população local, estimada em 233.806 habitantes (projeção IBGE 2007), utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, à escola ou simplesmente como opção de lazer. “Temos a maior ciclovia contínua em orla marítima do País, com 23 quilômetros de extensão”.

Ciclovia - Praia Grande conta com ciclovias nas seguintes vias: 20 quilômetros nas marginais da Via Expressa Sul; Avenida Marginal, Bairro Melvi, e Avenida dos Trabalhadores, ambas com 2 quilômetros; Rua Sérgio Gregório, Vila Sônia, com 1,5 quilômetro; Avenida Ayrton Senna da Silva, 1 quilômetro; Avenida São Paulo, 500 metros; Avenida Presidente Kennedy, 1,5 quilômetro (em execução). “E com a concretização dos projetos teremos mais de 80 quilômetros destinados a esse meio alternativo de transporte”, informou Freire.

A Prefeitura tem projetos de novas vias exclusivas para bicicletas nas avenidas Guilhermina, Nossa Senhora de Fátima, Roberto de Almeida Vinhas (Mirim a Solemar), Marginal (Jardim Alice e Real), Presidente Kennedy, ao longo do Rio Acaraú e ainda na ligação da Cidade da Criança (futuro complexo poliesportivo) com a orla marítima. Também deve ser ampliada a ciclovia na Avenida dos Trabalhadores.

Freire ressaltou que a maioria das cidades opta pela demarcação de ciclo-faixas (pintura de faixa para ciclistas em calçada ou na pista de tráfego). Raramente investem na construção de uma pista exclusiva, o que garante mais segurança e conforto ao ciclista. “Em Praia Grande, há planejamento. Em todos os projetos de urbanização realizamos análise técnica para inserção de ciclovias. Esse é o grande diferencial”, explicou Freire.