Alunos desvendam os mistérios do mar

Estudantes visitam o Aquário Municipal de Santos

Por Lorena Flosi | 30/6/2008

Quando o aluno Cauan de Souza Santos, 5 anos vê pela primeira vez o pequeno peixe-palhaço, entusiasma-se: “Olhem! É o Nemo!”, grita para todos. O garoto se refere ao personagem de Walt Disney que vive no mundo submarino, habitado por tartarugas, arraias, tubarões e outros animais que, com curiosidade, 160 alunos de 4 a 6 anos da Escola Municipal Ana Maria Babette Bajer Fernandes, puderam conhecer durante visita ao Aquário Municipal de Santos.

“Optamos pelo Aquário por ser um passeio educativo”,
comenta a diretora da unidade, Ana Ciomara Ferreira. “Familiarizá-los com espécimes que eles não têm oportunidade de ver todos os dias é uma forma de trabalharmos a questão ambiental desde cedo”.

Enquanto um grupo de alunos observava um banner com fotografias de animais convivendo com o lixo deixado no mar, Giovanna Mirabile da Silva, 5 anos, intrigava-se com o peixe-pedra: “Não é um peixe, é uma concha grande. Não, olha! Se mexeu. É um peixe mesmo!”. Quando avança para o aquário seguinte, deslumbra-se: “Que linda a tartaruga gigante! Acho que não vou ser bailarina... Tia, como chama quem cuida de tartaruga gigante?”.

Mas a maior surpresa ainda estava por vir: Macaezinho, um lobo-marinho da espécie Arctophcefalus australis é o habitante mais querido do Aquário, e recebeu as crianças da unidade com muitas piruetas. Em uma apresentação digna de grande estrela, encantou o público e arrancou aplausos e gargalhadas dos pequenos espectadores.

Ao final do passeio, um lanche feito à beira-mar, no bairro Ponta da Praia, em Santos, serviu para que as crianças trocassem impressões a respeito da experiência. “Quantos bichos diferentes moram no fundo do mar! E você viu o tubarão? Nem é tão feio assim”, comenta Felipe Martinez de Souza, 6 anos. E completa: “Viu só? Se a gente não cuidar do mar, eles ficam tristes; ninguém gosta de morar em uma casa suja”.