Linha 0800 auxilia na solução de problemas no trânsito

Pode-se solicitar informações ou denunciar abusos 24 horas, diariamente

Por Lorena Flosi | 30/6/2008

Quem se depara com um veículo bloqueando a entrada da garagem de sua casa ou flagra um carro estacionado em local irregular, ocupando vagas reservadas a motos ou a motoristas portadores de necessidades especiais, pode resolver o problema com um simples telefonema. Basta ligar gratuitamente para a Central de Trânsito de Praia Grande, 0800-7720-194. Só no ano no ano passado o serviço recebeu 7.850 chamadas.

“Ao receber uma ligação, a central envia um agente de trânsito e avalia a necessidade de acionar outro serviço”, esclarece o chefe da Divisão de Fiscalização e Educação no Trânsito, João Carlos Moreno Gallego. “No caso de animais na pista, por exemplo, acionamos a Zoonoses. Em situações com vítimas, chamamos assistência médica e o Corpo de Bombeiros. Cada caso requer uma ação diferenciada”.

Para atender com maior agilidade à média de 650 chamadas mensais, a divisão disponibiliza uma frota de 12 veículos, 7 guinchos e 8 motocicletas. “As motos agilizam o atendimento, principalmente na temporada, quando o trânsito é mais intenso e o volume de chamadas aumenta”, comenta Gallego. “Estamos capacitados também para trabalhar em ações preventivas”.

A central também está apta a receber ligações alertando para casos de direção perigosa, problemas de sinalização ou qualquer outra situação de risco. Assim, a população assume o papel de agente da segurança do trânsito, contribuindo para nosso trabalho”.

A Central de Trânsito funciona 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. Além de assistência em infrações, acidentes e situação de risco, o serviço fornece informações sobre o tráfego em rodovias e estradas dentro dos limites do Município.