Idosa, residente do Lar São Francisco, celebra seu aniversário de 100 anos

Dona Aracy comemorou na unidade municipal na quinta-feira (14)

18/11/2024

Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande

Por Milena Mureti de Jesus

 

Aracy da Silva Ramos é uma idosa especial, determinada e que transmite uma alegria para todos que convivem com ela no Lar São Francisco, onde reside desde 2022. O local abriga 62 idosos, de modo que os cuidadores realizam um trabalho humanizado com os pacientes, quase se tornando membros da família. E nada melhor que celebrar um aniversário com pessoas tão queridas ao redor. Por isso, no dia 14 de novembro, a Dona Aracy comemorou seus 100 anos de idade no salão do Lar São Francisco.

 

A nora da Aracy, Maria Helena Divina Guerra, a conhece há 60 anos e descreve a sogra como uma mulher que sempre viajava, passeava e que gostava de dirigir quando era mais jovem. “Se eu tivesse saúde, cuidaria dela, tenho as minhas limitações e problemas de saúde, mas sempre venho visitá-la. Penso que ninguém quer sair da sua casa, porém chega uma certa idade que a pessoa vai envelhecendo, mas o que me alegra é ver como ela está feliz, elogiando as pessoas que cuidam dela e como é bem tratada por todos aqui no Lar São Francisco”.

 

A neta de Aracy, Andrea de Lima Guerra, considera a avó como uma segunda mãe, por ser a única neta da idosa, que sempre demostrou ser muito amorosa e carinhosa. “Eu sempre tive uma relação com a minha avó de carinho de mãe. Ela já tem tataranetos, que inclusive estou querendo trazê-los aqui assim que possível. A comemoração de 100 anos da minha vó transmite uma emoção muito grande, é um privilégio que poucos podem ter. Por conta da idade avançada, ela demora para reconhecer as pessoas, mas quando lembra fica feliz pela visita.

 

A diretora do Lar São Francisco, Marta Elisa Pinheiro, descreve a idosa como uma pessoa extrovertida, que gosta de festa e participativa em todas as ações da unidade. “Hoje, completando 100 anos, ela participou de toda a elaboração da festa. Ela transmite uma energia positiva para a gente, gosta de conversar com os cuidadores no horário de almoço. A Dona Aracy é uma lição de vida: uma mulher de muita fé, amor e carinho”.

 

A agente administradora do Lar São Francisco, Avani de Moura Nascimento da Silva, explicou que organizaram esta festa especial com muito carinho. “É uma data muito especial e emocionante para ela. Já tínhamos escolhido uma roupa para ela e na hora da festa ela mesma quis escolher a próprio vestido. Chegar nessa idade, com essa determinação, é algo incrível”.

 

Segundo a agente de unidade, Barbara de Souza Dias, todos os funcionários participaram da organização, cada um dando uma ideia, desde fazer o bolo, a decoração e arrumar os idosos para festa. “A Dona Aracy é sensacional, desde o começo, quando falamos da festa, ficou surpresa e encantada com as cores. Ela queria que a festa fosse toda colorida. Ela é uma pessoa alegre e querida por todos nós”.

 

A cuidadora de idosos, Jacy Craveiro Inácio, relata que a Dona Aracy, apesar da idade, é extremamente vaidosa, que tem muita determinação. “Ela tem as vontades dela, que procuramos atender. Ela deixa bem claro tudo que ela quer, que não aceita ficar na sala sem a bolsa dela. Uma pessoa que sempre interage com todo mundo, porque ela brinca, questiona algumas coisas e se alimenta bem, tem as amizades, se locomove com a cadeira de rodas, indo a onde quer, interagindo com os idosos, querendo saber a opinião dos outros sobre a festa dela. Na minha opinião, é muito bacana essa preocupação que ela tem com o bem-estar de quem está ao redor dela”.