Idosos do Conviver Caiçara se divertem em Torneio de Sinuca

Competição serviu de momento de lazer para os praticantes da modalidade

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 21/05/2024

(Fotos Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande)

Os idosos do Conviver Caiçara se organizaram para competir no 1º Torneio de Sinuca da unidade. Uma brincadeira sadia que empolgou e divertiu cerca 20 pessoas durante as competições. A final aconteceu na sexta-feira (17) e teve como premiação medalhas e certificados para os primeiros quatro colocados.

 

Conhecido por alguns como sinuca, snooker ou bilhar, o jogo com tacos de madeira, mesa revestida por camurça e bolas coloridas numeradas têm praticantes de diversas faixas etárias e entre estas faixas, também é muito apreciado pelos idosos. O Conviver do Bairro Caiçara recebeu a doação de uma mesa de sinuca e o item faz sucesso entre os frequentadores.

 

Após dias de treinamento os idosos criaram e competiram no primeiro campeonato da modalidade no Conviver. Vinte pessoas se prepararam entre abril e maio e no final, quatro “atletas” disputaram a final.

 

O primeiro lugar ficou com o aposentado Ronaldo Donato, de 63 anos. Em segundo, Jorge Freitas, de 65, na terceira colocação Edison Passos, de 68 anos e em quarto lugar Jackson Costa, de 63 anos.

 

 De acordo com a diretora da unidade, Silvia Bonito, os idosos adoraram a nova atividade. “ Desde o dia que essa mesa chegou eles se uniram para competir. Eles criaram o cronograma de competições, organizaram as disputas e correram atrás das premiações. Tudo com muito cuidado para ficar certinho”.

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, acompanhou a final da competição e elogiou a iniciativa dos idosos. “Achei muito legal o fato deles se movimentarem para realizar a competição. Mostra o quanto estão envolvidos com o serviço e o quanto gostam do Conviver. Que mais iniciativas como essa aconteçam”.

 

Conviver - As unidades ofereceram atividades focadas no bem-estar, autoestima, capacitação e diversão dos frequentadores. O Programa Conviver, que completou 30 anos em 2023, atendeu a 3.651 pessoas com idade superior a 50 anos, e diversas atividades, entre elas ginástica, caminhada e alongamento.