Idosos do Conviver prestigiam espetáculo no Palácio das Artes

Apresentação gratuita está entre os projetos contemplados nos editais da LPG em Praia Grande

Por: GABRIEL NEVES (estagiário) MTB: | 29/04/2025


 

Nessa segunda-feira (28), a galera da melhor idade que participa do programa Conviver prestigiou o espetáculo "Aurora" no Palácio das Artes. A peça destaca temas muito importantes de forma bem-humorada, como exclusão social e a importância da fé. A apresentação é mais uma realizada com o apoio da Prefeitura de Praia Grande e viabilizada pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), uma ação do Governo Federal que visa impulsionar o setor cultural brasileiro.

 

Esse espetáculo conta a história de uma idosa que dedica seus dias à coleta de papelão e latinhas, enfrentando as marcas que os anos deixaram em sua vida. Apesar das limitações físicas que condicionam seu trabalho, seus sonhos permanecem infinitos, sua generosidade e sua fé no futuro são sempre inabaláveis. Aurora ensina, com sensibilidade e humor, que mesmo diante das adversidades, a beleza pode ser encontrada e que toda dificuldade é uma questão de perspectiva.

 

O enredo é um convite para se emocionar e perceber que a poesia pode emergir da realidade mais dura, e que o amanhã sempre guarda novas surpresas. Para Alice Ferranti, de 63 anos, prestigiar esse espetáculo foi emocionante. "A história contada é muito bonita, a protagonista expressa uma força muito grande e sempre traz uma reflexão para quem está assistindo. Achei muito divertido", disse.

 

O coordenador do programa Conviver, Lucas Pina, destacou a importância de direcionar atividades para o público acima de 50 anos. "O projeto da melhor idade cresceu a partir de uma mescla entre atividades físicas e culturais, e proporcionar momentos fora das unidades, como esse espetáculo, gera uma sensação de pertencimento para os idosos", afirmou Pina.

 

"Todo o projeto é baseado nas leis de incentivo à cultura. Foi muito gratificante saber que a ideia era que essa apresentação fosse direcionada à galera da melhor idade. Isso se alinha exatamente com o pensamento secretaria, que é sempre proporcionar entretenimento para todos os gostos e idades, sempre com acessibilidade", complementou o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz.