Jornada Pedagógica debate sobre temas fundamentais com professores de Praia Grande
Cerca de 2 mil profissionais participam de oficinas e palestras
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 10/03/2025
Debater sobre alfabetismo infantil, cuidados socioemocionais e a importância do papel do professor em sala de aula. Esse foi o objetivo da 15ª Jornada Pedagógica realizada na quinta e sexta-feira (6 e 7). Além das palestras ministradas por figuras renomadas como Leandro Karnal, Fabrício Carpinejar e Sandra Puliezi, os cerca de 2 mil docentes que atuam nas 78 escolas municipais também assistiram a oficinas sobre temas variados.
A Jornada Pedagógica ocorre todos os anos. Em cada edição, a Secretaria de Educação (Seduc) foca em temáticas que visam contribuir com o desempenho dos professores em sala de aula. "Investir na formação contínua é o caminho para transformar a educação. Assim, garantimos um aprendizado mais efetivo para nossas crianças, jovens e adultos", destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
Em dois dias de evento, os professores participaram de palestras ministradas no Palácio das Artes (PDA), no Bairro Boqueirão, e oficinas realizadas no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Mirim. No PDA, a professora e doutora Sandra Puliezi abordou sobre alfabetização e consciência fonológica com os docentes presentes. A palestrante compartilhou detalhes do método desenvolvido por ela que foca no aprendizado do alfabeto tendo como base os sons dos fonemas e figuras que os representam.
Para abordar o assunto, Sandra Puliezi traz exemplos e modelos baseados em evidências que demonstram a importância da consciência fonológica para a alfabetização dos estudantes. "O interessante é que em Praia Grande alguns professores já utilizam o método de alfabetização por evidências. Trazer a palestra faz com que mais profissionais tenham conhecimento e fortalece a rede, conseguindo que mais docentes apliquem essa prática em sala de aula", destacou.
Afeto - Mas os professores não tiveram acesso apenas a conteúdos práticos. Com base no tema "Transformação Pelo Afeto: Que Ninguém Seja Invisível ao Seu Lado", de forma bem-humorada, o palestrante Fabrício Carpinejar chamou a atenção dos participantes. O poeta, cronista e jornalista compartilhou experiências da sua própria vida para evidenciar a importância do olhar para o próximo, do cuidado com a autoestima e o papel fundamental que os docentes exercem em sala de aula.
"A partir de experiências de vida, busquei despertar nos professores novas perspectivas para, assim, fortalecê-los e ao mesmo tempo iluminar o ensino oferecido na rede municipal de Praia Grande", enfatizou Carpinejar. "Foi incrível a participação do público e demonstrou de forma prática como a Jornada Pedagógica fez sentido para eles. Não tem outra forma, a não ser essa formação continuada. São detalhes que reforçam o carinho, o cuidado com cada profissional, fazendo com que entendam como já são fundamentais para o processo de ensino na Cidade".
Os docentes também debateram sobre as dificuldades enfrentadas na educação no mundo atual. O professor e palestrante Leandro Karnal abordou com os presentes os novos desafios que circundam a sala de aula. Durante a conversa, ele destacou como a proibição do uso do celular na escola, a chegada cada vez mais forte da inteligência artificial e as questões apresentadas pela sociedade no pós-pandemia interferem no fazer do profissional e podem atrapalhar no processo educacional.
Para o palestrante, é fundamental discutir tais questões baseadas em valores fixos, como ética e respeito aos alunos. "Um profissional não terá uma resposta única e objetiva sobre como enfrentar estes desafios. Por isso, momentos como esse, onde os professores se reúnem, são cada vez mais necessários. Pois assim, podemos compartilhar experiências, aprender em conjunto e, de forma coletiva, debater saídas a partir da vivência de cada um", enalteceu Karnal.
Trocas - Além das palestras com grandes nomes, a Jornada Pedagógica ofertou aos professores oficinas ministradas por docentes que atuam nas escolas municipais de Praia Grande. Os encontros ocorreram no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Entre os assuntos debatidos estiveram a educação antirracista, o pertencimento às memórias educacionais da Cidade e o respeito e conhecimento detalhado à cultura dos povos originários do País, entre outros.
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação, José Amaro de Mendonça Junior, a 15ª Jornada Pedagógica trouxe novidades se comparada aos anos anteriores. "Isso foi um pedido dos professores e mesmo do nosso prefeito, Alberto Mourão. A Jornada deste ano trouxe temáticas centrais que auxiliam na rotina profissional dos docentes. Essas ações foram fundamentais para o sucesso do processo formativo deste ano".