Jornal “Voz da Juventude” promete ser especial com edição sobre a Expo Hip-Hop

Iniciativa transforma jovens estudantes de Praia Grande em verdadeiros jornalistas

Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 21/05/2025

Fotos Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande


 

O mundo do jornalismo vivenciado pelos jovens. O Projeto Voz da Juventude está de volta neste ano com novos integrantes e novas histórias que irão compor a 3ª edição do jornal! Um jornal feito por jovens e para os jovens reúne estudantes da rede pública de ensino para vivenciarem a profissão na prática, com a elaboração de entrevistas, textos, fotos, diagramação e ainda um podcast. Nesta quarta-feira (21), a turma se reuniu junto aos organizadores do projeto para começar a alinhar a próxima publicação!

 

Nesta edição, o foco será a cobertura da Expo Hip-Hop PG, evento realizado pela Prefeitura de Praia Grande que busca trazer cultura e entretenimento para a galera. A Expo acontecerá nos dias 30 de maio e 1º de junho no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude, e os jovens serão responsáveis por mostrar tudo o que aconteceu por lá em mais uma publicação do jornal.

 

O projeto - Realizado pela primeira vez em 2013, a iniciativa teve sua retomada empolgante em 2024 através de uma parceria entre o Conselho Municipal de Juventude (Conjuve) e as subsecretarias de Comunicação Social (Subcom), de Assuntos da Juventude (Subjuve) e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

 

Os jovens estudantes, com idade entre 14 e 17 anos, desenvolveram a 1ª edição com matérias sobre a 8ª Feira do Estudante de Praia Grande. Já a 2ª edição contou com diversas pautas do cotidiano, reunindo editorias de cultura, esporte, lazer e educação. Durante o projeto, eles foram a campo fazer entrevistas, tirar fotos e produzir conteúdo para a rede social. Eles viveram na prática o que é ser um jornalista de verdade!

 

Todo o trabalho realizado por eles conta com a orientação e supervisão dos profissionais da Subcom e dos organizadores do projeto. E para dar embasamento e prepará-los para essa tarefa tão importante, eles participam de um workshop onde aprendem os princípios do jornalismo, fotojornalismo, design e redes sociais.

 

O Guilherme Ferraz, de 18 anos, participou das duas edições passadas e está ansioso para mais uma publicação. “Eu acho muito importante a Prefeitura dar essa oportunidade para os jovens, porque o grande resultado disso é abrir portas para os estudantes. E as expectativas para a 3ª edição são as melhores, até porque estamos com pessoas novas e vai ser muito bacana para abrir a mente deles”, disse. E a participação do Guilherme no projeto foi um divisor de águas em sua trajetória. “Agora sou estudante do curso de jornalismo e é algo que eu quero levar para a vida”.

 

Já o Vitor Eduardo Rocha, de 16 anos, é estudante da Etec Maracanã e é novato no grupo. A ansiedade para iniciar o projeto é grande e a vontade de aprender também! “Minha expectativa é alta porque é meu sonho ser jornalista. Sempre tive vontade de escrever e gosto muito do lado cinematográfico. Adoro essa troca entre as pessoas e de conhecer novas histórias; espero aprender muito aqui para agregar ao meu portfólio”.

 

Para o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Isaac Santos, o retorno do projeto é uma excelente oportunidade de aprendizado para os adolescentes. “Essa é uma iniciativa muito importante para eles. Nesta edição vamos trazer o universo do hip-hop e mostrar que a nossa Cidade tem cultura e eventos para todos. Durante a reunião, pudemos ver que eles estão ansiosos em começar o projeto e muitos já estão até pensando em seguir na carreira daqui alguns anos”, disse Santos.

 

Não deixe de ler – Confira as duas edições do Jornal Voz da Juventude clicando no link da bio do Instagram do Conjuve: @conjuvepg. Tem muita matéria boa sobre cultura, esporte, lazer, educação e entretenimento. Eles arrasam!