Maior efetivo da GCM e ações de prevenção marcaram a área de Segurança neste ano
Uma nova base da corporação também foi inaugurada
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 27/12/2024
A Segurança Pública em Praia Grande começou o ano de 2024 com um importante reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal: mais de 500 integrantes nas ruas realizando patrulhamentos e aumentando a sensação de segurança da população. As ações de prevenção, como forças-tarefas, também estão entre os principais destaques do ano.
Com a convocação de mais 20 candidatos que haviam sido aprovados em concurso público, somados aos 145 já incorporados no final do ano passado, a GCM de Praia Grande passou a contar com mais de 500 integrantes em 2024.
O reforço foi importante para robustecer as equipes e grupamentos especiais da corporação, entre eles a Patrulha Guardiã Maria da Penha, que intensificou sua atuação este ano no acompanhamento de casos de mulheres vítimas de violência doméstica. Já foram 23 prisões realizadas com intermédio do programa e 215 mulheres atendidas.
Conforme levantamento do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), os números demonstram o sucesso das ações realizadas pelas equipes da GCM, muitas delas inclusive em conjunto com as polícias Militar e Civil.
Ao longo de 2024, foram realizadas 2.227 forças-tarefas, 31.815 ações preventivas, que resultaram em mais de 19.209 pessoas abordadas e 380 pessoas presas.
E uma importante novidade de 2024 foi a entrega da 3ª Inspetoria da GCM, no Bairro Solemar, ampliando a atuação das equipes e tornando os atendimentos mais rápidos e precisos. A base presta atendimento à população, inclusive com o registro de pequenas ocorrências, e conta com espaço para estacionamento de viaturas. A corporação já conta com outras duas inspetorias, localizadas nos bairros Sítio do Campo e Quietude.
A Coordenadoria de Defesa Civil, que é subordinada à Secretaria de Assuntos de Segurança Pública, também desenvolveu importante trabalho ao longo do ano com campanhas preventivas sobre os perigos dos raios, acompanhamento dos índices pluviométricos e adoção de medidas contra inundações e deslizamentos.
Para o secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, o ano foi de muito trabalho, dedicação das equipes e resultado. “A GCM é referência na região e realiza um trabalho de excelência, além disso a integração com as outras polícias faz com que a atuação ocorra em várias frentes”.