Mais segurança: Bairro Solemar ganhará base da Guarda Civil Municipal

Equipamento fica na Praça Carlos Gomes, que passou por remodelação

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 02/12/2024

Foto Fred Casagrande/Arquivo
Foto Fred Casagrande/Arquivo

Mais segurança em Praia Grande: uma base operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) faz parte das obras de remodelação da Praça Carlos Gomes, no Bairro Solemar, que será entregue à população oficialmente nesta quarta-feira (4). A base, denominada de 3ª Inspetoria da GCM, abrigará parte do efetivo da corporação, viaturas e estrutura para o atendimento de ocorrências também nos bairros próximos ao Solemar, aumentando a segurança de moradores e turistas daquela área.

 

Praia Grande já conta com outras duas inspetorias, localizadas nos bairros Sítio do Campo e Quietude, dividindo a atuação da guarda em duas regiões até então.

 

De acordo com o comandante da GCM, Sérgio Luis da Silva Rocha, com a 3ª Inspetoria, essa divisão passa a ser em três áreas, ampliando a atuação das equipes e tornando os atendimentos mais rápidos e precisos. “A atuação da GCM sempre ocorreu em toda a Cidade, mas a localização física das bases ocorria apenas em dois bairros. Agora, as viaturas do Patrulhamento Comunitário Integrado, que precisavam se deslocar às áreas adjacentes ao Solemar, já estarão na área de trabalho, levando mais sensação de segurança também para aquela região”.

 

Para o secretário de Assuntos de Segurança de Praia Grande, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, a entrega desta base é de extrema importância uma vez que no local haverá também atendimento à população para registros de ocorrências de menor gravidade, por exemplo. “Além disso, parte do efetivo estará concentrado nesta 3ª Inspetoria e a saída das viaturas ocorrerá de lá, o que vai facilitar muito a dinâmica de atendimento das ocorrências”.

 

Referência - Referência na região e até mesmo no estado, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande conta atualmente com um efetivo de mais de 490 integrantes entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Além do curso de formação, no qual são aplicadas mais de 920 horas/aula, os guardas realizam constantes capacitações e cursos com o objetivo de ampliar e atualizar seus conhecimentos.

 

Graças aos constantes investimentos da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), e programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape) e Grupamento Guardiã Maria da Penha.