Máquina anfíbia já limpou mais de 47 mil metros quadrados de rios e canais desde 2023

Desse total foram removidas 264 toneladas de sujeira

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 07/07/2025

Fotos: Fred Casagrande
Fotos: Fred Casagrande


 

Investindo na manutenção da drenagem da Cidade, a Prefeitura de Praia Grande conta com um importante reforço no serviço de limpeza em rios, margens e canais: a máquina anfíbia. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) utiliza o equipamento desde 2023 e neste ano já realizou a limpeza de mais de 47 mil metros quadrados de rios e canais, de onde foram removidas 264 toneladas de lixo.

 

Além da questão da limpeza, a máquina é muito importante para a melhoria do calado dos rios. Dentre os principais bairros beneficiados com a utilização da máquina anfíbia estão Samambaia, Esmeralda, Ribeirópolis, Tupiry (loteamento Caieiras), Vila Sônia e Antártica (loteamento Maxland).

 

O equipamento consiste em uma escavadeira com flutuadores, sistema de propulsão através de esteira metálica e movida a motor diesel de 59cv. A máquina auxilia na remoção de resíduos sólidos e vegetações aquáticas em rios, de forma ágil, eficiente e com o menor impacto para o meio ambiente possível.

 

Um importante trabalho que já é realizado com a máquina é o desassoreamento de rios, que consiste na retirada de todo tipo de lixo e detritos depositados no fundo (leito) dos rios, aumentando a vazão do fluxo de água.

 

De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos da Sesurb, Marcelus Condé Machado, a máquina é uma ótima inovação para o trabalho de manutenção realizado na Cidade. “É um equipamento moderno, não agride o meio ambiente, retira aquele excesso do fundo e laterais. Mesmo assim, a Prefeitura precisa do apoio da população que não deve descartar resíduos na Cidade, já que esses lixos vão parar na tubulação de água das chuvas, em seguida nos canais e chega aos rios ou ao mar”.