Menos celular, mais diversão! Férias no Museu atrai mais de 200 crianças ao PDA

Programação está acontecendo todas as quintas-feiras de julho

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | GABRIEL NEVES (estagiário) | 18/07/2025

Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande
Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

Risos, olhares atentos, palmas e claro que muita diversão gratuita! O Férias no Museu recebeu mais de 200 crianças em seu terceiro dia de programação no Palácio das Artes. A contação de histórias “A Menina Conchinha” com participação especial do cantor Tio Ninno e o show de mágica do ilusionista Victor Simon encantaram os pequenos e também adultos presentes na tarde dessa quinta-feira (17), trazendo momentos inesquecíveis em família.


Além das atrações citadas, o circuito de jogos interativos, um espaço lúdico montado, como jogo da memória, quebra-cabeça e boca do palhaço, levou mais uma opção de entretenimento à criançada na programação que acontece em todas as quintas-feiras do mês de julho.


Prestigiando a programação, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ressaltou a importância do Férias no Museu. “As atividades realizadas fazem com que as crianças deixem de lado as telas dos celulares e curtam momentos incríveis ao lado da família. A programação gratuita segue por mais duas quintas-feiras, então, vale prestigiar, ainda mais neste mês de férias escolares”, afirmou.


Aline Destro levou sua pequena Liz, de 4 anos, à programação e corroborou a fala do prefeito sobre a importância de atividades infantis que distanciem os pequenos do uso excessivo do celular. "Para nós, mães, principalmente nesse período longe da escola, sabemos como é difícil estabelecer uma rotina diversificada. Ter a cultura acessível contribui muito para o desenvolvimento educacional, sendo uma opção saudável de entretenimento para a criança, tirando a atenção dela do celular e colocando-a em um momento de lazer que também educa. É o famoso ditado: é brincando que se aprende".


Para a munícipe e mãe da Luna (3 anos), Natana Nascimento, essas atividades culturais têm um impacto positivo na rotina de férias. "É a primeira vez que eu venho participar do evento. Achei muito legal porque a programação mexe com a imaginação da criança de diversas formas; tem a parte dos jogos educativos, leitura, música e teatro. O nosso município está crescendo cada vez mais, e ter esses momentos de quebra da rotina dos pequenos faz toda a diferença".


O secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, diz que a Administração Municipal vem tendo este olhar especial para democratização da cultura, principalmente com as crianças. “O Férias no Museu, por exemplo, é realizado desde 2011 em Praia Grande. É fruto de um investimento integrado e contínuo para que a cultura seja acessível em nossa Cidade, sempre mantendo os eventos de sucesso, como essa programação, e agregando outros, como o Domingo no Parque”, completou.


Próximas edições – O Férias no Museu terá mais dois encontros no Palácio das Artes: nos dias 24 e 31 de julho, quintas-feiras, sempre com entrada gratuita. No dia 24, das 14h30 às 17h, jogos e brincadeiras antigos serão relembrados com os pequenos. Para encerrar, o destaque da programação ficará com “Uma Noite no Museu da Cidade”, com contação de história seguida de uma vivência histórica noturna no local, às 19h30. 


As atividades são voltadas às crianças a partir dos 5 anos, em virtude das atrações propostas, e os responsáveis devem acompanhá-las durante todo o período.


O Museu da Cidade fica localizado dentro do Complexo Cultural Palácio da Artes, na Avenida Pres. Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão.