Monitoramento Ambiental do CICOE flagra descarte irregular de Resíduos da Construção Civil
Ação aconteceu na noite de segunda-feira (06), no Bairro Antártica
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 08/05/2024

Na noite da última segunda-feira (06), a bancada de monitoramento ambiental do CICOE (Centro Integrado de Comando e Operações Especiais), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, flagrou o descarte de Resíduos da Construção Civil (RCC) próximo de área protegida no Bairro Antártica.
De acordo com o inspetor-chefe do setor de Proteção Ambiental (Sepam), Fábio Barbatano Marques, pelas câmeras foi possível constatar que o infrator estava com um veículo de passeio e reboque, de onde tirava o material de uma obra no mesmo bairro, ensacava e transportava até a Rua Carlos Chiaroni, onde fazia o descarte irregular.
Equipes da GCM foram acionadas e chegaram a tempo de evitar novo descarte uma vez que se verificou que a atividade se estenderia durante a noite.
Fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb) e Meio Ambiente (Sema) foram acionados e averiguaram que a obra geradora do resíduo estava irregular e foi embargada. Além disso, o veículo foi apreendido ao pátio municipal e o transportador clandestino autuado em mais de R$ 8 mil reais.
A bancada ambiental de monitoramento no CICOE foi criada para auxiliar no combate aos crimes ambientais, sejam eles relacionados com a ocupação irregular ou o simples transporte de RCC sem o cadastro para atividade, uma vez que os agentes foram treinados pela Guarda Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente e possuem acesso exclusivo ao sistema de rastreamento Coletas Online, elaborando notificações com base nas irregularidades registradas pelas câmeras posicionadas estrategicamente próximas das áreas sensíveis de ocupação irregular.
”O início dessa atividade se deu com apoio da prefeita Raquel e constitui hoje uma ferramenta essencial. São olhares treinados que possibilitam cessar todo ato lesivo ao meio ambiente 24 horas por dia. Tirar de circulação o transportador clandestino é uma resposta imediata e eficaz frente ao problema”, destacou Marques.
Atuações – A Guarda Ambiental de Praia Grande atua na Cidade com um importante trabalho na preservação do Meio Ambiente. O grupamento tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços. Além disso, realiza importantes ações de resgate de animais silvestres.