Munícipes podem fazer requerimentos de diversos serviços de forma online
Sistema foi desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 10/04/2024
Para facilitar a vida do munícipe de Praia Grande, a Prefeitura utiliza a tecnologia como aliada. O Sistema de Requerimento Digital está à disposição para que sejam solicitados diversos serviços, como autorizações, entre outros. Por enquanto, estão disponíveis requerimentos relacionados à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), mas o sistema está sendo ampliado e, em breve, contará com requerimentos também de outras secretarias, como Finanças (Sefin) e Urbanismo (Seurb).
O requerimento é a forma oficial de solicitar uma autorização ou serviço à Prefeitura de Praia Grande. Para isso, basta entrar no site da Prefeitura, acessar a aba ‘Serviços em Destaque’ e clicar em ‘Requerimento Digital’. Em seguida será preciso fazer o login e então clicar em ‘Solicitar’. Também é possível acessar diretamente o endereço https://requerimentodigital.praiagrande.sp.gov.br/.
Ao acessar ‘Solicitar’, basta escolher a categoria desejada. Por enquanto, está disponível apenas a categoria Meio Ambiente com os seguintes requerimentos: Emissão de certidão ambiental; Prorrogação de prazo; Recurso de auto de infração; e Solicitação de vistoria para remoção de árvore em via pública. Pelo sistema também é possível enviar documentos em PDF.
O sistema foi lançado em 5 de março e já conta com 1.099 requerimentos realizados e seis requerimentos disponíveis, sendo dois para funcionários (plano de carreira de agente administrativo e acesso ao Processo Digital) e quatro para cidadãos relacionados à Sema.
As respostas aos requerimentos são enviadas por email ao solicitante, mas as equipes já estão trabalhando para que o acompanhamento das demandas seja feito no próprio sistema.
ePG – O sistema de Requerimento Digital é uma das medidas que compõem o e-PG, que se trata de um conjunto de ações necessárias à construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública. O e-PG é desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.