No Abril Azul, Prefeitura de PG amplia consulta sobre políticas de inclusão social
Propostas relacionadas ao assunto podem ser enviadas pela internet
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 15/04/2024

Alinhada ao mês de conscientização do autismo, conhecido como Abril Azul, a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), disponibilizou em seu site oficial um formulário de consulta pública destinado a recolher propostas e sugestões da população para a criação de políticas de inclusão social.
O objetivo da consulta é envolver os cidadãos, incluindo pessoas com autismo, transtornos ou deficiências físicas e/ou intelectuais, suas famílias, organizações da sociedade civil e demais interessados, no processo de elaboração de políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os membros da comunidade.
Com o formulário, as pessoas poderão compartilhar suas experiências, desafios e ideias sobre como melhorar a acessibilidade, a educação, o emprego, os serviços de saúde e outros aspectos relevantes para promover a inclusão social.
O questionário pode ser acessado pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd54rZeFC31zHaUNB7y7-npoUrq-epxHz_ZEJs_BFD1kN8eEA/viewform
O tema já vinha sendo tratado durante as oficinas de revisão do Plano Diretor 2027/2036, que tiveram início no ano passado e terminaram em março deste ano, como uma forma de dar mais visibilidade ao tema. O Plano Diretor é um instrumento legal que define os rumos do desenvolvimento urbano de um município para os próximos anos e, por isso, é fundamental que o documento seja inclusivo e contemple as necessidades de todos os cidadãos.
Para a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, a iniciativa reflete o compromisso da Administração Municipal com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente da vida comunitária. “Esta é mais uma oportunidade para que as pessoas participem desse processo de construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. Praia Grande está atenta e comprometida com o assunto”.
Abril Azul – Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.