Setran e Sedi discutem projeto sobre conscientização de segurança e inclusão no trânsito

Reunião foi realizada nesta quarta-feira (30)

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 30/04/2025


 

Representantes da Divisão de Educação e Segurança do Trânsito acompanhados do secretário de Trânsito, Marcelino Santos, se reuniram na manhã desta quarta (30) com a secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício, para apresentar o novo projeto que levará a alunos do Ensino Fundamental I conscientização sobre trânsito seguro com foco em pessoas com deficiência.

 

O novo projeto começará a ser implantado em Maio, em alusão ao Maio Amarelo, mês que visa conscientizar as pessoas para a responsabilidade no trânsito e a redução de acidentes (sinistros). O público alvo serão os alunos dos quintos anos das escolas municipais. Como se trata de um projeto piloto, inicialmente, duas escolas receberão os materiais: E.M Mário Possani e E.M. Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Os alunos participantes farão cartazes com a temática apresentada e os três melhores receberão medalhas e certificados. Além disso, todos os alunos receberão uma HQ (história em quadrinhos) tratando sobre trânsito e inclusão. As HQ’,s que serão distribuídas são fruto de uma parceria da Setran com o Instituto Zero Morte, associação sem fins lucrativos que fomenta a educação no trânsito. Para saber mais sobre a instituição, acesse: https://zeromorte.org.br/

 

O secretário de Trânsito, Marcelino Santos, destacou a importância da educação desde a infância. “Formar cidadãos conscientes começa dentro da sala de aula. Com o projeto Trânsito Inclusivo, queremos que nossos alunos se tornem multiplicadores de respeito, empatia e segurança no trânsito”.

 

Já o diretor da Divisão de Educação e Segurança no Trânsito, Wanderlei Vivaldo, reforçou o impacto do projeto na construção de uma cidade mais humana. “Quando ensinamos as crianças a enxergarem as dificuldades dos outros, estamos plantando as sementes de um futuro mais justo e acessível para todos”.