Núcleo de Educação Permanente em Saúde define capacitações para profissionais da rede municipal

Reunião trimestral de planejamento engloba representantes de diversos setores da Sesap

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 13/02/2025

A equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, realizou na última semana a primeira reunião de 2025 para traçar o planejamento trimestral das capacitações para os profissionais da rede municipal. Além dos servidores do NEPS, participaram representantes de todos os níveis de Atenção à Saúde, trazendo as demandas de cada setor para fortalecer o conhecimento dos trabalhadores e aprimorar o atendimento à população.

 

O NEPS é um setor da Sesap criado especificamente para a capacitação dos profissionais de saúde. Seu objetivo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento em saúde.

 

Os encontros trimestrais possibilitam definir as capacitações que vão ser priorizadas para o período. Após ouvir as demandas dos articuladores de diversos setores da rede, é desenvolvida uma oficina para determinar as prioridades para o período e adequar ao cronograma.

 

Segundo o responsável pela Divisão de Educação Permanente em Saúde e Comissão de Humanização, Guilherme Augusto Braga Silva, as reuniões proporcionam uma maior integração da rede na discussão de temas que se aplicam à realidade do Município.

 

“É uma discussão coletiva e democrática, que visa atender às demandas da rede, melhorando o serviço e qualificando o atendimento. Além disso, possibilita que a rede entenda como é toda a operação do Município. Nas capacitações são trabalhados os fluxos e os protocolos de atendimento, discutem-se as emergências sanitárias, campanhas, entre outros temas, integrando todos ao sistema de saúde”, explica.

 

As capacitações indicadas durante a reunião trimestral de planejamento se juntam a outras atividades que já fazem parte do cronograma do NEPS, como o “Prontuário Vivo: Conexão de Saberes”, que visa identificar estratégias que melhorem o manejo dos indicadores de saúde e fortalecer a integração entre as diferentes categorias profissionais. Outro elemento fixo na agenda são as capacitações em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), aproximando os profissionais terceirizados aos serviços da rede municipal de saúde.