Pacientes do CAPS II Boqueirão visitam o Palácio das Artes

Atividade visa promover o convívio e a interação social e a inclusão nos espaços públicos

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 22/05/2025


 

Os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Boqueirão realizaram uma visita ao Complexo Cultural Palácio das Artes na tarde desta quarta-feira (21). A atividade tem como objetivo promover uma vivência na prática às pessoas, aprimorando o convívio social e a interação entre si, a partir da utilização dos espaços de cultura e lazer oferecidos pelo Município.

 

Acompanhados de uma terapeuta ocupacional da unidade, os visitantes, em sua maioria com transtorno do espectro autista, visitaram as dependências do Palácio das Artes e conheceram suas obras de arte. Eles também fizeram uma visita à Biblioteca Municipal Porto do Saber, onde tiveram acesso a publicações diversas e a jogos como xadrez.

 

A visita faz parte do projeto terapêutico desenvolvido para alguns pacientes do CAPS e incluem as denominadas atividades extramuros. Além da visita ao Palácio das Artes, os pacientes vão à praia, ao shopping, ao cinema, ao teatro, à festas e diversas outras ações ofertadas pelo Município. Também compõem esse projeto atividades dentro do próprio CAPS, em parceria com outras secretarias, visando trabalhar questões de mobilidade e trânsito como, por exemplo, a experiência de andar em bicicletas por realidade virtual.

 

“As atividades têm-se mostrado muito benéficas na reabilitação e promoção da saúde desses pacientes, pois alguns deles conseguem se inserir em atividades do Município como música, teatro e esporte. Tudo isso pensando também no ‘Cuidado em liberdade’ que tem como conceito valorizar a liberdade de movimento, a autonomia de decisão e a participação da pessoa na definição do seu tratamento”, afirma a diretora do Caps II Boqueirão, Hilda Maria Ferreira Jaguary Dias.

 

O Caps II Boqueirão está localizado na Rua Cidade de Santos, 89 – Bairro Boqueirão.

 

Atendimento psicossocial – Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps-i) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

 

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também são importantes neste processo de atendimento. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou uma série de treinamentos com os profissionais dessas unidades para que estes locais pudessem atender casos de menor gravidade.

 

Além disso, as unidades contam com o suporte da equipe do eMulti e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, por meio de psicólogos, assistentes sociais e residentes que acolhem os pacientes e realizam ações como a terapia comunitária integrativa. A partir de rodas de conversa, os indivíduos são ouvidos e recebem apoio dos profissionais e da comunidade.