Painel com mensagens de agradecimento valoriza atendimento humanizado do PS Central

Iniciativa motiva as equipes e reforça a importância do acolhimento e do cuidado

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 21/07/2025

Fotos: Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande


 

Um “muito obrigado” que aquece o coração e dá forças para seguir fazendo o seu melhor. Como forma de valorizar e aumentar a autoestima dos profissionais, o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, criou um painel que reúne inúmeras mensagens de agradecimento de pacientes que passaram por atendimento na unidade.

 

São cartas escritas no computador, à mão, da forma que dá. Mas todas repletas de carinho e gratidão pelo acolhimento e cuidado com que foram atendidos. As mensagens datam desde a inauguração do equipamento, em 2023, e ultrapassam os limites do painel situado num dos corredores do PS Central. “Eu tenho uma grande quantidade de cartas de agradecimento guardadas, pois não couberam todas nesse painel. Quase todos os dias recebemos essas cartas, de forma espontânea. E são mensagens marcantes, que nos deixam emocionados e ajudam a elevar o moral dos nossos profissionais”, explica a coordenadora de enfermagem do PS Central, Rita Luísa, responsável pela iniciativa do quadro.

 

O painel acaba se tornando um instrumento de motivação no dia a dia para as equipes que atuam na unidade de saúde. “Nossa ideia com isso foi valorizar as ações boas que são desenvolvidas pela nossa equipe em todos os setores do pronto-socorro. É muito importante e gratificante ter esse reconhecimento. E temos que elevar nossa equipe sempre, mostrar o que eles fazem de bom para os pacientes”, destaca Rita Luísa.

 

Segundo a coordenadora do Pronto-Socorro Central e da Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), Rita Leite, ações como essa reforçam que os princípios estão baseados no cuidado e no acolhimento junto ao paciente. “A nossa prioridade é o atendimento humanizado, o acolhimento, é receber o paciente, fazer a escuta e entender o que ele necessita. A humanização é o nosso foco, estamos sempre conversando e capacitando as equipes para isso, para ter um acolhimento adequado”, diz.