Palácio das Artes recebe exposição gratuita “Terra & Ar”, do piloto de paramotor Lu Marini

Com início na quarta (13), mostra traz registros das expedições do piloto e um simulador de realidade virtual

Por: BRUNO BIAZOTTO | 11/11/2024

 (Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

Imagina só ter a sensação de estar num paramotor? É uma das experiências que os visitantes da exposição “Terra & Ar” vão ter a partir desta quarta-feira, dia 13, no Palácio das Artes, em Praia Grande. Com início às 14 horas, os presentes poderão conhecer gratuitamente mais sobre o trabalho de um dos grandes nomes do paramotor internacional, o piloto santista Lu Marini.

 

Com a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição traz mais de 50 fotos legendadas, vídeos e objetos das expedições do piloto em painéis explicativos, retratando as belezas e os encontros do recordista em altitude num paramotor, único piloto do mundo a conseguir feitos como: sobrevoar um vulcão ativo e voar por mais de 2.500 quilômetros sobre o estado de Minas Gerais. Um simulador de realidade virtual é outra atração gratuita aos que estiverem presentes até o dia 31 de janeiro de 2025, de terça a sexta (das 14h às 17h) e sábado (14h às 19h) – exceto pontos facultativos e feriados.

 

Na abertura, Lu Marini fará uma palestra que vai falar a respeito da importância do consumo consciente dos recursos naturais, cuidados com os rios, preservação do Meio Ambiente, além de detalhar desafios e trabalhos ao longo da carreira. O piloto explica que a expedição traz uma importante mensagem e sempre deixa um aprendizado. “Ao longo de minha carreira, marcada por aventuras, surpresas e por cenários, hora deslumbrantes, hora devastados, eu acabo vivendo situações fantásticas e momentos emocionantes, que vão ficar para sempre na minha mente. Para mim, poder compartilhar e inspirar outras pessoas através disso é muito gratificante”, conta.

 

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, receber a exposição agrega mais uma opção de lazer gratuito na Cidade. “A mostra do piloto Lu Marini é extremamente importante para entendermos mais sobre como é a vida de um piloto e todos os cuidados necessários com o meio ambiente. Esperamos que as pessoas possam curtir essa atração no Palácio das Artes”, completou.

 

Realizada pela Take Off Produções, a Exposição Terra e Ar é patrocinada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e Óleos Menu.

 

Documentário - O piloto esteve, no último dia 29, no Palácio das Artes, para compartilhar experiências com alunos da rede municipal de Praia Grande. Os jovens puderam conhecer mais sobre a vida de Lu Marini e assistiram ao documentário “Terra e Ar – Rio Paraná”, em que ele sobrevoa várias cidades de diversos estados brasileiros em setembro do ano passado, tendo início na nascente do Rio Paraná, e transformou a experiência na produção audiovisual.

 

Sobre Lu Marini - Ao longo de 15 anos de carreira, Lu Marini tornou-se conhecido por suas grandes expedições com paramotor. Recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão ativo, o piloto soma dez grandes expedições inéditas já realizadas, totalizando mais de 23 mil quilômetros percorridos, passando por vinte e quatro estados e mais de quinhentos municípios.

 

Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas, os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Rio Doce, transmitidas pelo Fantástico, da Rede Globo; Rio Tocantins e Rio Araguaia, exibidos no Domingo Espetacular, da Rede Record; e Rastreando o Atlântico e Rastreando o Pantanal, exibidos no Esporte Fantástico, também da Rede Record.

 

Lu Marini tem três livros lançados e o documentário “Rastreando o Rio Doce", produzido e dirigido por ele, que já foi selecionado em dois festivais internacionais. Suas exposições, em tour pelo Brasil, já passaram por mais de 45 cidades, atraindo um público de mais de 300 mil pessoas. Todos os produtos culturais produzidos pelo piloto são distribuídos gratuitamente para a população.