Palestra sobre bullying ministrada por psicólogos educacionais conscientiza estudantes
Ação ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Bullying e Violência nas Escolas
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 08/04/2025

Praia Grande combate e debate amplamente o bullying nas escolas municipais. As ações visam conscientizar os estudantes de que tal prática pode ser prejudicial para o colega de classe, além de crime. Neste sentido, na segunda-feira (7), data em que se celebra o Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou palestras sobre o assunto. O evento ocorreu no Palácio das Artes (PDA), no Bairro Boqueirão.
Os bate-papos com os estudantes foram ministrados pelos psicólogos educacionais Adriana Benia, Stefani Santos e Clayton Mendes, que atuam na rede municipal de ensino de Praia Grande. Os alunos foram divididos em três grupos e participaram da atividade ao longo do dia. No período da manhã, o evento aconteceu das 8h30 às 10 horas. No intermediário, o encontro foi das 12 horas às 13h30. E à tarde, das 16 às 17h30.
Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da EM São Francisco de Assis, no Bairro Boqueirão, Giovane do Nascimento, esteve entre os estudantes que acompanharam a palestra. O jovem destacou a importância de participar de momentos como esse. “Precisamos sempre pensar no próximo. Parar e pensar ‘será que gostaríamos de ser tratado daquela forma?’. O que eu não quero para mim não posso fazer para o outro. E o bullying entra neste contexto”.
Para a jovem Sara Vitória Matias dos Santos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da EM São Francisco de Assis, a palestra veio reforçar o conteúdo que os professores trabalham com eles dentro da sala de aula. “O bullying não é brincadeira. Fazer algo repetidamente com o intuito de machucar o colega se enquadra em uma violência e se torna desnecessária. E a palestra veio reforçar essa questão”.
No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o prefeito, Alberto Mourão, entregou para a titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática. O chefe do Executivo solicitou à Seduc para elaborar estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino. Desta forma, uma série de ações está sendo preparada para abordar a temática.