Panetones produzidos pelo Fundo Social ajudam famílias carentes de PG
Moradores da Cidade participam da confecção e recebem parte do valor das vendas
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 12/12/2025
Quem compra os panetones produzidos no Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande também ajuda famílias atendidas na Cidade. Ao todo, 10 pessoas ajudam a produzir os doces que estão à venda na Prefeitura e no Fundo Social pelo valor de R$ 15,00. Parte do valor arrecadado com as vendas é destinada a essas pessoas. Foram produzidas 5 mil unidades de panetones nos sabores chocolate e frutas cristalizadas.
Os números são altos. Por dia são usados 100 quilos de farinha, 40 quilos de frutas cristalizadas, mais 40 quilos de preparo para panetone, 30 quilos de uvas passas e ainda 2 quilos de fermento. Toda essa mistura se transforma em cerca de 500 unidades entre panetones e chocotones.
As famílias participantes são acompanhadas pelos serviços sociais ao longo de todo o ano e, nesta época, são encaminhadas ao projeto de geração de renda. Elas ajudam na produção, aprendem novas técnicas e podem aproveitar o conhecimento para trabalhar por conta própria.
O padeiro Francisco de Oliveira Souza Júnior é o responsável por coordenar os trabalhos de produção dos doces. “Pela manhã eu ensino a produção e, à tarde, o grupo faz as embalagens”, explicou.
Uma das pessoas que estão trabalhando na produção é a dona de casa Andressa Silva dos Santos, que vê na iniciativa uma oportunidade de recomeço. “Estou desempregada há 1 ano e 6 meses. Esse dinheiro já tem destino porque sou mãe e chefe de família. Vai me ajudar muito. Já trabalhei com embalagem, mas nunca na produção. Agora estou aprendendo a fazer e a embalar os panetones”, contou.
Travel Frido Aparecido de Souza, morador da Casa de Estar do Jardim Melvi, participa da ação pela primeira vez. “Eu estava em situação de rua e nunca tive experiência. A diretora perguntou se eu queria fazer o curso remunerado para entrar no mercado de trabalho. Esse dinheiro vai me ajudar a alugar minha casa e sair do abrigo. Fiquei quatro anos na rua, sem esperança. Agora quero seguir meus planos”, afirmou.
Vendas – Os panetones podem ser adquiridos em dois locais:
• Prefeitura de Praia Grande (Paço Municipal) – Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim. O atendimento é das 9h às 16h;
• Fundo Social de Solidariedade – Rua Emancipador Paulo Fefin, 775, Boqueirão. O atendimento ocorre das 9h às 16h30.
