Para celebrar a Independência do Brasil, Praia Grande terá espetáculo teatral inédito
“Os Bastidores da Liberdade – O Favorito” acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de setembro
Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 25/08/2025

Mais uma produção do Núcleo Artístico Palácio das Artes está chegando! Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o espetáculo teatral inédito “Os Bastidores da Liberdade – O Favorito” contará, de uma forma irreverente, a história da Independência do Brasil pelo ponto de vista de um personagem icônico: Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como Chalaça, amigo pessoal de Dom Pedro I. As apresentações, no Palácio das Artes, terão ingressos solidários, com início das trocas ocorrendo nesta terça-feira (25).
A retirada antecipada poderá ser realizada de segunda a sexta (09 às 17 horas), com limite de até 4 ingressos por pessoa, no próprio Complexo Cultural Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1.600 – bairro Boqueirão). 1 sabonete ou 1 pasta de dente dará direito a um convite, sendo que todos os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. As apresentações de “Os Bastidores da Liberdade – O Favorito” estão marcadas para 20 horas, contando com classificação indicativa de 12 anos.
Falando mais sobre o espetáculo, a peça mostrará quando Chalaça chegou ao Brasil junto à família de Dom João, em 1808. Sempre divertido, o melhor amigo de Dom Pedro I, ele esteve sempre presente nos momentos importantes e conta do seu jeito os bastidores desta história.
E os ensaios já estão rolando para que tudo saia conforme o planejado. Ao todo, são 80 integrantes do elenco que estão se reunindo diariamente durante os últimos dias. O diretor da peça, Alan Queiroz, que divide a função com Isabel Samegima, falou sobre os desafios da criação de uma nova produção.
“Existe todo um trabalho de pesquisa e análise para que possamos encontrar, no mesmo fato, outras formas de falar sobre essa história. Neste contexto, escolhemos o gênero de comédia para retratar o Chalaça, figura importante e muito engraçada. Tenho certeza que os espectadores vão curtir bastante este olhar do personagem”, afirmou o diretor.
O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, reforçou ainda que é importante que as produções teatrais do Município abordem contextos históricos em suas apresentações. “A Independência é um dos grandes momentos da história brasileira. Apresentações de nossos espetáculos, como foi ‘Cartas de Leopoldina (2022 e 2023)’ e agora ‘Bastidores da Liberdade’ (2025), precisam estar inseridas no contexto de manter essas histórias vivas no cotidiano dos brasileiros. Além disso, em mais uma oportunidade, o público poderá assistir ao espetáculo e contribuir aos que mais precisam”, completou.