Parada LGBT encerra 4ª Semana da Diversidade de PG

Cerca de 4 mil pessoas foram impactadas pelas atividades realizadas ao longo de 7 dias

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 28/10/2025

Fotos Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Com a 8ª Parada LGBT de Praia Grande, realizada no domingo (26), no kartódromo da Cidade, chegou ao fim a programação da 4ª Semana da Diversidade da Cidade, realizada pela Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi), com a participação de entidades e coletivos da região. Os eventos realizados na semana tiveram como foco a disseminação de informações e a quebra de preconceitos.

 

Mais de 2.500 pessoas participaram da parada. O evento levou artistas da cena LGBT da região, especialmente os da Cidade. Muitas famílias levaram seus filhos e se divertiram no evento, que também contou com feira onde era possível comprar diversos objetos com a temática LGBT bem criativos, como canecas, camisetas, leques e muitos outros.

 

No concurso Drag Revelação, realizado no sábado (25), no Palácio das Artes, uma mistura de arte e representatividade nas performances apresentadas. A secretária da Diversidade de Praia Grande, Vera Benício, foi eleita “Mãe da Diversidade”. Surpresa pelo título, Vera destacou a importância que o “cargo” a confere. “Me emocionei muito por esta escolha. Isso me traz ainda mais responsabilidade. Para mim, não existe letra, não existe diferença, todos são pessoas e precisam ser respeitadas como pessoas”, ressaltou Vera.

 

No mesmo dia, à tarde, o Cine Diversidade exibiu filmes com a temática lésbica, e uma exposição fotográfica, levando a expressão e valorização das vivências lésbicas para os visitantes. Ainda no sábado, aconteceu um mutirão de retificação de nome e gênero e 18 pessoas modificaram seus documentos e finalmente puderam registrar seus nomes como escolheram.

 

“A semana da diversidade foi muito positiva, de inclusão, de equidade. A participação de todos os setores da Administração, secretarias, da sociedade civil organizada, dos coletivos, da população foi maravilhosa. Estou muito feliz, pois consegui participar de todos os momentos dessa semana. Pela primeira vez subi no palco da parada com orgulho do que estava acontecendo ali. Quero ser essa mãe LGBT, que defende essas pessoas, uma baita responsabilidade me foi dada e quero retribuir à altura”, completou Vera.