Paratletas olímpicos participam da XVI Mostra de Educação Física em PG

Esportistas conversam com professores que atuam nas 78 escolas municipais

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 08/11/2024

Foto Felipe França / Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande promoveu XVI Mostra de Educação Física, nesta quinta-feira (7), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. O evento contou com a apresentação de 18 práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que atuam nas 78 escolas municipais. Na edição deste ano, a atividade teve a presença dos para-atletas olímpicos Beth Gomes e Nathan Torquato conversaram com os educadores físicos e trocaram experiências com os professores presentes.

 

A participação dos dois se deu atendendo convite da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, responsável pela organização do evento. O para-atleta olímpico da modalidade de taekwondo, Nathan Torquato, foi o primeiro a conversar com os docentes, na parte da manhã. No período da tarde, a medalhista de ouro e prata, nas categorias arremesso de peso e lançamento de discos, Beth Gomes ficou responsável em comandar o bate-papo.

 

O objetivo foi de ambos mostrarem a importância do educador físico em despertar o interesse dos alunos pela prática esportiva em nível de competição. “Lá atrás, foi o meu professor que conversou com meus pais e mostrou a possibilidade de eu participar de campeonatos de taekwondo. Caso contrário, talvez não tivesse esse olhar e interesse pela competição”, destacou Torquato.

 

“Na rotina do dia a dia, muitas vezes, os professores não conseguem mensurar como podem fazer a diferença na vida de um aluno. Afinal de contas, o primeiro contato das pessoas com a prática esportiva é nas aulas de educação física”, argumento o para-atleta de taekwondo. “Por isso, acho fundamental momentos como esse que a Seduc está promovendo para os docentes. O que demonstra um olhar cuidadoso não só com os estudantes, mas, também com os profissionais da área”.

 

Além das palestras dos para-atletas, os professores da rede municipal de ensino compartilharam as práticas pedagógicas de sucesso durante a XVI Mostra de Educação Física. Foi o caso da educadora física, Grazielle Gianfratti, que apresentou o projeto Olimpíadas das Tampinhas. A iniciativa foi desenvolvida ao longo do ano na EM Dorivaldo Francisco Loria, no Bairro Sítio do Campo.

 

O projeto tinha a finalidade de proporcionar aos alunos a vivência em várias etapas que dizem respeito às Olímpiadas. Para inserir a proposta pedagógica, a professora criou uma modalidade esportiva nomeada Tira-Tampinhas e criou as regras da prática junto com os alunos. Divididos em turmas, os estudantes participaram da cerimônia de aberturas, depois foram para a parte da competição.

 

Responsável pela organização do evento, o diretor da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, André Luiz da Costa Marques, destacou a importância da XVI Mostra de Educação Física. “Acreditamos que a troca de experiências e a divulgação de projetos inovadores são fundamentais para o aprimoramento contínuo da nossa área. Por isso, reunimos nesta mostra uma seleção de trabalhos que demonstram a riqueza e a diversidade de abordagens pedagógicas que podem ser aplicadas em nossas aulas”.