PG alcança a marca de 1 bilhão em saldo de investimentos em Fundo Previdenciário

Resultado inédito impacta na redução do déficit atuarial em quase 220 milhões

Por: JAQUELINE DE MARCO | 08/11/2024

 Foto: Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande
Foto: Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Resultado de uma boa gestão financeira, Praia Grande alcança a inédita marca de 1 bilhão de reais em saldo de investimentos no Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Praia Grande (FPGPREV). Passando de 0,23% de evolução (cerca de R$ 1.750.000,00), no período de jan/2021 a mar/2022; para uma evolução recorde de 29,21% (mais de 226 milhões de reais), com a gestão atual conduzida pela Secretaria de Finanças (Sefin), no período de abril/2022 até agosto/2024.

 

O último estudo atuarial elaborado pelo atuário (profissional que analisa e gerencia riscos financeiros, utilizando modelos matemáticos e estatísticos), com a orientação da equipe do FPGPREV apresentou um novo plano com valores reduzidos para os anos seguintes. A ideia é que fosse aplicada a redução do déficit no plano de amortização, visando a redução dos aportes financeiros anuais.

 

De acordo com esse novo plano elaborado, se for somado os anos de 2023 a 2028 (projeção feita através deste estudo), o valor da economia aos cofres da Prefeitura somaria mais de 151 milhões de reais.

 

Segundo o secretário de Finanças de Praia Grande, Cristiano Mola, esse trabalho significa mais recursos para serem destinados às outras áreas prioritárias da Administração. “Esse bom resultado demonstra que uma gestão sólida beneficia não somente os aposentados, pensionistas e servidores na ativa, mas também gera impacto positivo para a Prefeitura como um todo e, consequentemente, beneficia a população praia-grandense no geral”, explicou.

 

FPGPREV – O Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Praia Grande substituiu o antigo Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG) e garantiu que todos os serviços fossem preservados, sem prejuízos aos atuais e futuros aposentados e pensionistas. Mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelo setor podem ser obtidos no site www.fpgprev.sp.gov.br.