PG apresenta projetos para serem trabalhados com alunos da E.E. Julio Pardo Couto

Plano de Ação levará educação, cultura e oportunidades para os jovens da escola

Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 07/04/2025

Parcerias que geram bons frutos! A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) se reuniu com a equipe da direção da Escola Estadual Julio Pardo Couto, no bairro Nova Mirim. O encontro teve como objetivo apresentar um plano de ação elaborado pela subsecretaria com diversos projetos e atividades a serem realizados dentro da escola. A ideia é oferecer ainda mais atividades e oportunidades para os jovens, aproximá-los do poder público e ainda capacitar professores.  


Entre as atividades propostas está a realização do curso Meu Emprego – Trabalho em Equipe para as turmas do 3º ano do Ensino Médio. O curso é oferecido pela Prefeitura de Praia Grande em parceria com o Governo do Estado e busca ajudar os jovens a conquistarem uma oportunidade no mercado de trabalho. Durante as aulas, eles aprendem a elaborar um bom currículo, como se portar em uma entrevista de emprego e ainda recebem orientação pessoal e de carreira. Ao final da capacitação, todos que cumprem a carga horária ganham um certificado. É mais oportunidade no futuro!


Outra iniciativa a ser trabalhada neste ano será o Ciclo de Informação aos alunos e também aos professores sobre políticas públicas e rede de proteção de crianças e adolescentes. A ideia é promover encontros a fim de apresentar tudo o que a nossa rede faz para proteger esse público e quais os caminhos para procurar auxílio e direcionamento em situações de violência e exploração de jovens e crianças.


O projeto #JuventudePG também será trabalhado dentro da escola por meio de encontros presenciais mediados por servidores públicos de diversas secretarias municipais. O intuito é trazer mais informação e conhecimento sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura para a população, em especial para a juventude. “Muitas vezes os jovens e até mesmo os adultos não conhecem os equipamentos públicos e os programas realizados pela Prefeitura. É nosso papel levar essa informação para que todos possam usufruir do que, de fato, é deles”, disse o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell.


E para estimular cada vez mais os nossos jovens a vislumbrarem um futuro profissional, o projeto Voz da Juventude também será realidade para os alunos da escola! A iniciativa da Prefeitura consiste na elaboração de um jornal feito por jovens e para os jovens. Todos os conteúdos produzidos, em seus diferentes formatos, são feitos por eles. Já foram produzidas duas edições no último ano e a ideia é expandir o projeto ao longo de 2025. “Será muito bacana ver esses jovens da Julio Pardo, que já produzem um podcast na escola, aprendendo a noticiar em um outro formato. Quem sabe não saem novos jornalistas daqui no futuro”, completou Schell.


Cultura como projeto de vida – Pensar em cultura é mais uma maneira de inserir o jovem em um futuro promissor e repleto de oportunidades. Para isso, a subsecretaria também planeja levar um workshop e uma oficina de graffiti para a galera da escola. Os jovens terão uma verdadeira aula sobre a arte visual urbana e ainda irão embelezar a escola grafitando uma das paredes do refeitório.