PG comemora Dia do Idoso com atividades físicas no Programa Conviver

Município conta práticas que beneficiam a qualidade de vida da Melhor Idade

07/10/2024

Jairo Marques - Prefeitura de Praia Grande
Jairo Marques - Prefeitura de Praia Grande

Matéria feita em 01/10/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).


Por Bruno Rezende


Para a cidade de Praia Grande, o Dia do Idoso (1 de outubro) é mais do que uma data comemorativa. No município, o público da Melhor Idade recebe diversas atividades que proporcionam qualidade de vida em todas as maneiras, com projetos destinados a longevidade do público idoso, sendo o principal deles o Programa Conviver. A semana foi recheada de atividades para marcar a data.


O Conviver é apenas um dos programas de assistência social existentes na Cidade. Há mais de 30 anos, o projeto tem a finalidade de proporcionar uma maior convivência social à população com mais de 50 anos, por meio de atividades físicas e culturais, como crochê, alongamento, aulas de yoga, entre outras práticas. Neste Dia do Idoso, assim como em todos os anos, as unidades inovaram em suas programações, mudando um pouco da rotina, já que essa data é um marco importante para a Cidade.


Segundo o coordenador do Conviver, Lucas Zanon Pina, Praia Grande conta com aproximadamente 60 mil idosos, representando 17,9% da população. Ele enfatiza a importância da longevidade ao público, reforçando a qualidade de vida que o município visa proporcionar por meio das atividades. “O Conviver vai além do espaço físico, ele também acolhe os idosos e tira da exposição à vulnerabilidade social”.


Para Pina, o próprio nome do Programa já mostra o principal benefício das práticas, que não consistem somente em exercícios físicos, mas trabalham também a saúde mental. Além disso, a convivência melhora muitos fatores na população, criando fortalecimento de vínculos e fazendo a longevidade crescer na Cidade. “ Todo dia é dia do idoso. Com o Conviver, as pessoas vão estar menos em hospitais por conta da qualidade de vida geral que é proporcionada”.


Com o grande número de idosos em Praia Grande, o Conviver não é o único responsável por fornecer esse tipo de serviço à terceira idade. O Programa de Integração e Cidadania (PIC) e o Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) também contam com atividades ao público idoso e outras faixas etárias, fazendo do Município um grande valorizador da longevidade e qualidade de vida.


Centro Dia – Outro serviço voltado exclusivamente ao idosos de Praia Grande é o centro dia, carinhosamente apelidado de Creche do Idoso. No local, os frequentadores podem passar o dia enquanto os familiares vão trabalhar. Os idosos recebem atenção e podem participar das atividades do Programa Conviver. Além disso, esta é uma alternativa que proporciona mais qualidade de vida ao idoso do Município.