PG estuda parceria com a Transpetro para instalação de hortas comunitárias
Faixa do gasoduto pode abrigar projeto com foco sustentável e de inclusão
Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 04/04/2025
Mais sustentabilidade, educação ambiental e inclusão social. É isso o que o projeto de hortas comunitárias em parceria com a Transpetro/Petrobrás visa oferecer para os moradores de Praia Grande. Nesta quinta (03) foi realizada uma visita na área de dutos da Petrobrás (Faixa do Gasoduto Merluza) para conhecer o local onde podem ser implantadas futuras hortas. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Educação, Inclusão e profissionais da Transpetro. É importante destacar que o projeto está alinhado com as normas da empresa pública responsável pela produção e distribuição de petróleo e gás.
A parceria entre a Transpetro e a Prefeitura visa a instalação de hortas comunitárias, utilizando compostagem proveniente da composteira municipal gerida pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). O projeto será exemplo de economia circular, reaproveitando resíduos orgânicos para a produção de alimentos, promovendo uma gestão eficiente dos resíduos e incentivando a conscientização ambiental da comunidade.
O Projeto também possui um caráter social, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, que poderão atuar no cultivo e na comercialização dos alimentos. A distribuição dos alimentos poderá ocorrer por meio de programas governamentais ou com uma barraca nas feiras livres já existentes na Cidade.
Além disso, a educação ambiental também poderá ser comtemplada no projeto, promovendo atividades de conscientização sobre gestão de resíduos, compostagem, agricultura sustentável e economia circular. A ideia é envolver moradores, estudantes e demais interessados, fortalecendo a cultura da sustentabilidade na Cidade.