PG lança Programa “Eu pratico um Trânsito Seguro” nesta segunda (08)

Evento será no Espaço Alvorada e é aberto ao público

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 03/09/2025

A Secretaria de Trânsito (Setran) realiza na próxima segunda (08) o lançamento do Programa “Eu pratico um Trânsito Seguro” a partir das 10h no Espaço Alvorada (Rua Savério Fittipaldi, s/nº – Quietude). O evento é aberto ao público e quem participar poderá levar o veículo (carro, moto, bicicleta) para receber o adesivo do programa. O principal objetivo do programa é conscientizar os motoristas a praticarem um trânsito mais seguro e garantir que todos possam trafegar pela Cidade com mais tranquilidade.


A Setran terá como atração para as crianças a Escola de Trânsito Móvel que utiliza um circuito itinerante em miniatura para educar crianças sobre segurança no trânsito, com elementos como faixas de pedestres, placas e semáforos. Além disso, a Fundación MAPFRE também estará no local com o projeto “Na pista certa”. Voltado para crianças de 5 a 9 anos e a primeira etapa da programação conta com um teatro animado e interativo, que aborda conceitos sobre preservação da vida, autocuidado e atitudes que favorecem o convívio social. Em seguida, os alunos recebem bicicletas, triciclos e equipamentos de segurança para colocarem em prática o conhecimento sobre sinalização viária.


O espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante, conta com sinalizações que ajudam os pequenos a exercerem a convivência no trânsito, respeitando pedestres e parando no sinal vermelho.


O evento contará com a presença do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária, Samu, Detran, Concessionária Novo Litoral (CNL) e autoridades municipais, como o prefeito Alberto Mourão.


“Esse projeto reflete o foco do nosso trabalho durante os 4 anos dessa gestão. O nosso principal objetivo é fazer de Praia Grande uma cidade com mais segurança viária e para isso a conscientização é o primeiro passo. Todos os setores da Setran estão trabalhando unidos para garantir que cada munícipe possa ter vias mais sinalizadas, mais ações de educação no trânsito, mais agentes na rua a fim de orientar quando necessário. É válido lembrar que para esse empenho ter resultado, a participação da população é imprescindível. Por isso, contamos com todos”, ressaltou o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes.