PG participa de missão internacional visando fortalecer projetos retroportuários e de datacenters

Prefeito Alberto Mourão oficializou sua licença no período de 22 de maio a 2 de junho para integrar a equipe

Por: PAOLA VIEIRA MTB: 43.705 | 21/05/2025

Arquivo / Fred Casagrande
Arquivo / Fred Casagrande

Com o objetivo de fortalecer projetos estratégicos de desenvolvimento econômico e geração de empregos para Praia Grande, o prefeito Alberto Mourão integrará a comitiva da Missão Internacional Porto & Mar, promovida pelo Grupo Tribuna, com destino às cidades de Seattle e San Francisco (Vale do Silício), nos Estados Unidos. Mesmo sendo uma imersão à trabalho, o prefeito oficializou sua licença no período de 22 de maio a 2 de junho. Nestes dias, o vice-prefeito e secretário de Esportes, Rodrigo Santana, o Rodrigão será o prefeito em exercício.


Durante a missão, a comitiva visitará importantes portos da Costa Oeste americana, como a Northwest Seaport Alliance, que administra as operações conjuntas dos portos de Seattle e Tacoma, e o Porto de Everett, especializado em embarques de carga a granel e suporte ao setor aeroespacial. Além disso, estão previstas reuniões com representantes da Washington Maritime Blue, um cluster industrial que lidera iniciativas de descarbonização portuária e marítima. 


Em San Francisco, o foco será o Porto de Oakland, um dos mais movimentados dos Estados Unidos e essencial para o comércio transpacífico. A comitiva também terá contato com empresas de tecnologia do Vale do Silício, incluindo visitas a gigantes do setor como Intel, Google, Apple, Facebook, Twitter, Netflix, LinkedIn e Oracle, visando explorar inovações tecnológicas aplicáveis ao setor portuário e logístico. 


O prefeito Alberto Mourão destaca a importância dessa imersão para Praia Grande, especialmente considerando a posição estratégica da cidade, que conta com 14 cabos de fibra óptica internacional passando por seu território.


Ele enfatiza que a participação nesta missão internacional reafirma o compromisso da administração municipal em buscar soluções inovadoras e estabelecer parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Praia Grande e de toda a região. "Nosso objetivo é identificar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no município, especialmente em projetos como o Litoral Plaza Port e a Rota da Conexão. A presença dos cabos de fibra óptica internacionais que passam por Praia Grande nos coloca em uma posição estratégica para diversificar nossa economia, expandindo-a para além do turismo, e fortalecendo os setores retroportuários e de data centers. Essa infraestrutura robusta nos permite criar um ecossistema digital avançado, atraindo investimentos, fomentando a inovação e ampliando as oportunidades de emprego para a nossa população."