PG participa do 14º Seminário de Gestão Pública Fazendária da ASSEFIN-SP

Evento foi realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Ribeirão Preto

Por: JAQUELINE DE MARCO MTB: 52.981 | 04/08/2025

A Secretaria de Finanças de Praia Grande marcou presença no 14º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), que aconteceu nos dias 30 e 31 de julho de 2025, na Universidade Estácio de Ribeirão Preto. Promovido pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), que tem como vice-presidente para o biênio 2025/2027 o secretário de Finanças de Praia Grande, Cristiano de Mola. O evento debateu diversos temas importantes para a Gestão Pública, como a Reforma Tributária, através de palestras, oficinas e workshops.

 

De acordo com o presidente da ASSEFIN-SP, Adriano Leocadio, o seminário consolida-se como um dos principais encontros da Administração Pública no País. “Com foco no fortalecimento da gestão fiscal, no aperfeiçoamento das políticas públicas e na disseminação de boas práticas administrativas, o SGESP se apresenta como um espaço estratégico diante dos desafios da gestão pública contemporânea. Um dos pontos centrais discutidos no seminário são as dificuldades enfrentadas pelas secretarias fazendárias na criação e condução dos orçamentos públicos, especialmente em um cenário de instabilidade econômica global. A oscilação dos mercados, a imprevisibilidade das receitas e a pressão por serviços públicos mais eficientes exigem dos gestores planejamento, inovação e responsabilidade fiscal”.

 

O secretário de Finanças de Praia Grande, Cristiano de Mola, destacou a importância destes encontros e seminários para a troca de informações e experiências, que enriquecem o trabalho realizado pela Prefeitura, resultando em benefício para a população. “É uma forma de aprimorar as práticas de gestão tributária e fortalecer a eficiência no serviço público. A atualização constante de informações e o intercâmbio de conhecimentos são essenciais para garantir uma administração financeira mais transparente, sustentável e eficiente para todos”.

 

A programação contou com painéis como: “A Implantação do Comitê Gestor do IBS: Desafios e Perspectivas”; “Desafios da Regulamentação e Governança do Novo Modelo Tributário”, “A atual realidade da securitização de recebíveis”; “Inovação com Resultado – A Nova Era da Eficiência Pública”; e oficinas como “Contabilidade Pública Avançada”, entre outras.

 

Outras informações sobre o trabalho realizado pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo podem ser obtidas através do site https://www.assefinsp.com.br/.