PG realiza mais de 110 mil agendamentos de consultas, exames e cirurgias para abril e maio

Investimentos viabilizam Ação Integrada para qualificar e agilizar assistência à população

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 08/05/2025

 (Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)


A intensificação dos agendamentos de consultas de especialidades, exames e procedimentos desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande tem produzido resultados expressivos e agilizado a assistência junto à população. Para os meses de abril e maio foram realizados mais de 110 mil agendamentos para os pacientes que aguardam atendimento na rede municipal de saúde.

 

Nessa Ação Integrada constam encaminhamentos à rede credenciada de serviços de saúde, que estão sendo ampliados desde o começo de abril, além dos atendimentos na rede municipal e nos serviços estaduais de média e alta complexidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), que tem realizados os agendamentos via sistema e entrado em contato com a população para a retirada das guias.

 

A medida é possível graças aos investimentos que estão sendo implementados pela Prefeitura. O chefe do Executivo, Alberto Mourão, destinou recursos especialmente para agilizar o atendimento das demandas da Saúde. Os meios estão sendo aplicados de forma linear em todas as consultas, exames e procedimentos, com o objetivo de equalizar o máximo possível as demandas.

 

Números – Para se ter uma ideia do volume de agendamentos, segundo a Sesap, entre abril e maio são quase 73 mil relacionados a exames e procedimentos, além de mais de 37 mil consultas com especialistas que estão agilizando o acompanhamento em saúde de milhares de munícipes. Por exemplo, no período foram agendadas mais de 18 mil ultrassonografias, incluindo com doppler, obstétrica e transvaginal. Destaque também para cerca de 14 mil radiografias e mais de 10 mil exames oftalmológicos, além de 5 mil exames cardiológicos e 4 mil mamografias.

 

Já foram encaminhados pacientes para mais de 3,6 mil tomografias e 1 mil ressonâncias magnéticas, que são exames de alta complexidade de competência do Estado. Houve ainda uma redução de 100% da fila de histeroscopia cirúrgica – Praia Grande é o único Município da Região que possui credenciamento próprio para este procedimento.

 

No âmbito das consultas, Praia Grande acelerou a marcação para diversas especialidades. No período são mais de 10 mil consultas de oftalmologia e mais de 4 mil de ortopedia. Outra especialidade muito requisitada, a cardiologia registrou cerca de 2 mil agendamentos, enquanto que a cirurgia vascular anotou mais de 2,5 mil.

 

Importante para o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA), a neurologia pediátrica teve entre abril e maio um acréscimo considerável nos agendamentos, alcançando mais de 2,2 mil consultas. E para ampliar e melhorar o atendimento a esse público, está sendo implementado pelo Município o Programa Olhar Atento, que vai trabalhar na identificação, diagnóstico, emissões de laudos e até no atendimento das terapias necessárias.

 

Os procedimentos cirúrgicos também estão sendo dinamizados com esse esforço da Administração Municipal. Estão sendo equalizadas as filas de espera de cirurgias gerais de hérnia e vesícula biliar, cirurgia vascular de varizes, vasectomia e laqueadura, entre outras. São mais de 1,4 mil encaminhamentos para avaliação cirúrgica entre abril e maio.

 

“Nós fizemos essa intensificação de agendamentos para suprir uma necessidade do serviço, inclusive com a abertura de oferta de exames de alta complexidade, para oportunizar um tempo-resposta mais precoce no diagnóstico, o que permite o início do tratamento o mais rápido possível para o paciente. Com isso, nós garantimos mais qualidade assistencial e um tratamento mais adequado aos praia-grandenses”, destaca o secretário de Saúde de Praia Grande, Isaías Lima.