PG recebe do Rotary Club aparelho que monitora batimento cardíaco do bebê na barriga da mãe

Equipamento ficará no novo Ceas Mulher e fortalecerá a linha de cuidado materno-infantil

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 06/02/2026

Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande
Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande segue trabalhando para qualificar a saúde do Município, com especial atenção à gestante e à criança. Visando a redução da mortalidade infantil, a Prefeitura firmou uma parceria com o Rotary Club de Praia Grande Forte Itaipu, que doou um monitor fetal cardiotocógrafo. O aparelho fortalecerá as ações de cuidado materno-infantil do novo Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher e Ceas Criança, que serão implementados no Complexo da Saúde que está sendo construído no Bairro Aviação.

 

O cardiotocógrafo permitirá um melhor acompanhamento das gestações de alto risco. Ele monitora os batimentos cardíacos do bebê dentro da barriga da mãe e verifica a frequência de contrações no útero. Esse processo deverá auxiliar a equipe de saúde a intervir de forma mais precoce caso necessário e também a estimar o momento mais adequado para o parto.

 

“Esse é um equipamento muito importante, que vai fazer esse monitoramento de forma não invasiva, aprimorando ainda mais o atendimento ao pré-natal de alto risco. Ficamos muito felizes e agradecidos por essa parceria, pois estratégias como essa corroboram com nossos esforços crescentes pelo fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil e, consequentemente, pela redução da mortalidade infantil”, afirmou o secretário de Saúde de Praia Grande, Isaías Lima.

 

O prefeito Alberto Mourão recebeu o equipamento das mãos da equipe do Rotary Club de Praia Grande Forte Itaipu, em reunião na manhã desta sexta-feira (6), que contou também com a presença de técnicos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Na ocasião, o chefe do Executivo agradeceu a doação e destacou que ações como essa ajudam a aprimorar o trabalho de prevenção efetuado pela rede municipal de saúde praia-grandense.

 

“O Rotary Club sempre participou de ações sociais como essa e isso é muito importante e simbólico, pois pode incentivar a sociedade para que se una em torno de uma ação social, praticando solidariedade. Estamos perdendo isso. É importante que ações como essa sejam reverberadas para outras entidades e associações, que mais pessoas possam se envolver nesse processo. É bom não só para a Administração, mas para toda a população”, disse Alberto Mourão.

 

A doação foi feita a partir do envolvimento da médica de família Patricia Viggiani Sartorelli, que atua na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Tude Bastos. Ela faz parte do Rotary Club de Praia Grande Forte Itaipu e atualmente é a presidente da entidade. E após conversar com os técnicos da Sesap, buscou recursos junto aos rotarianos para transformar o que era uma necessidade em um novo serviço.

 

“O Rotary Club tem um programa de subsídio distrital que financia projetos desse tipo. Nós nos reunimos com a equipe da Sesap, levantamos a demanda e fizemos o projeto. Ele foi selecionado e recebemos o recurso, que se somou a recursos próprios do Rotary Club Praia Grande Forte Itaipu para concretizar a compra e a doação. Para mim é uma felicidade muito grande poder contribuir com a saúde do Município, que é modelo na Região e está aprimorando cada vez mais. Espero que mais parcerias surjam para seguirmos ajudando para o sucesso de Praia Grande”, disse Patrícia.