PG remove mil e trezentas toneladas de entulho das ruas da Cidade

Ação pintou 615 quilômetros de guias e capinou o equivalente a 100 campos de futebol

07/10/2024

Foto Amauri Pinilha/Arquivo
Foto Amauri Pinilha/Arquivo

Por Bruno Rezende


Pela terceira vez no ano, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) organizou um mutirão para limpar as ruas de bairros da Cidade, por meio da Divisão de Limpeza Urbana da Região 3. Entre as ações, foram realizadas a pintura e raspagem das guias, além da roçagem de mato e retirada de entulhos espalhados pelas calçadas e ruas. A quantidade de entulho removida surpreende e soma cerca de mil e trezentas toneladas, ou seja, 1,3 quilotonelada, número que corresponde a um milhão e trezentos mil quilos de lixo.


O serviço incluiu também a pintura de 615 quilômetros de guias e 581 quilômetros de sarjetas raspadas para remover terra. Outra ação importante foi a roçagem de mato, que atingiu a marca de 715 mil metros quadrados, o equivalente a 100 campos de futebol.


No Bairro Maracanã, a limpeza durou 6 dias, abrangendo 47 ruas, partindo da Rua Raja Atique até a Rua Rosa Marli. Foram retiradas 67 toneladas de entulho. Também foi realizada a raspagem de 71 quilômetros de guias e a pintura de 75, além da roçagem de mato por 140 mil metros quadrados.


Indo para o Bairro Cidade da Criança, a limpeza durou 8 dias, passando por 32 ruas e partindo da Rua Marfim até a Rua Lucia Barrana Barbosa. No local, foram retiradas 119 toneladas de entulho e materiais inservíveis. Além disso, a raspagem de guias foi de 32 quilômetros e a pintura de 37. A roçagem de mato ocorreu por 24 mil metros quadrados.


No Bairro Princesa, a ação durou 4 dias, por 28 ruas, da Rua Maria Regina Carminatti Campos até a Rua Eulenice Maria Jacob Cardoso. A quantidade de entulho retirada foi de 59 toneladas de entulhos. Foram pintados e raspados cerca de 22 quilômetros de guias e a roçagem de mato foi feita por 45 mil metros quadrados.


No Melvi e no Imperador, a limpeza foi da Rua Pescada Amarela até a Rua Luiz Amaro Costa, totalizando 40 ruas e durando 9 dias. Foram retiradas 197 toneladas de entulhos e também foram pintados e raspados aproximadamente 36 quilômetros de guia. Na parte da roçagem de mato, a ação abrangeu 78 mil metros quadrados.


Partindo para o Samambaia, o mutirão durou 8 dias, por 54 ruas do Bairro, partindo da Rua Maria Cavalcante da Silva até a Rua José Leandro de Carvalho. Foram retiradas 138 toneladas de entulho e materiais inservíveis, além da pintura e raspagem de 70 quilômetros de guia. Na roçagem de mato, o número ficou em 116 mil metros quadrados.


Pelo Bairro Esmeralda, a limpeza também teve duração de 8 dias, abrangendo 26 ruas, da Rua Gesiael Pereira da Silva até a Rua Constelação Cruzeiro do Sul. A quantidade de entulho retirado foi de 136 toneladas. Também foram pintados 60 quilômetros de guias e raspados 35. A roçagem de mato ocorreu por 57 mil metros quadrados.


No Bairro Ribeirópolis, o mutirão durou 11 dias, da Rua Joaquim Osório Duque Estrada até a Rua Ascenso Ferreira, englobando 38 ruas no total. Foram retiradas 332 toneladas de materiais inservíveis. A pintura e raspagem de guias abrangeu 58 quilômetros e a roçagem de mato 117 mil metros quadrados.


Indo para o Solemar, a ação durou 9 dias, por 30 ruas no total, partindo da Rua Paulo Cockely até a Rua Benedito Lacerda. Foram retiradas 36 toneladas de entulho. Além disso, a pintura e raspagem foi realizada por cerca de 35 quilômetros e a roçagem de mato por 19 mil metros quadrados.


No Bairro Flórida, a limpeza partiu da Rua Benedito Lacerda até a Rua dos Alecrins, abrangendo 39 vias no total, com uma duração de 8 dias. A quantidade de entulho retirada foi de 33 toneladas de materiais inservíveis. A pintura e raspagem de guias ocorreu por aproximadamente 38 quilômetros e a roçagem de mato por 61 mil metros quadrados.


No Real, o mutirão também durou 8 dias, indo da Rua dos Alecrins até a Rua Visconde de Cairu, totalizando 56 ruas. Foram retiradas 78 toneladas de entulhos. A pintura e raspagem foi realizada por cerca de 77 quilômetros e a roçagem de mato por 24 mil metros quadrados.


Por fim, o Bairro Caiçara recebeu a ação por 12 dias, tendo a maior duração e abrangendo 109 ruas, partindo da Rua Visconde de Cairu até a Rua Santa Rita de Cássia. Foram retiradas 160 toneladas de entulhos e materiais inservíveis. Também foram pintados e raspados 107 quilômetros de guias. A roçagem de mato aconteceu por 34 mil metros quadrados.


O diretor da Divisão, Marcos Rômulo Silveira Almeida, que esses números só alcançam estas marcas porque a população insiste em descartar materiais irregularmente, mesmo com todos os serviços disponíveis na Cidade. “Por mais que todo esse trabalho tenha sido realizado, nos entristece saber que daqui a dois meses esses números poderão se surpreender novamente”.