PG sedia premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Solenidade ocorreu na sexta-feira (22), no Auditório Jornalista Roberto Marinho

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 25/08/2025

Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande sediou a solenidade que marcou a premiação dos alunos que se destacaram na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento ocorreu na sexta-feira (22), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com estudantes de outras cidades da região, geridas pela Diretoria de Ensino Estadual de São Vicente. O Município contou com a participação de 24 jovens que se destacaram na 19ª edição da OBMEP.


Durante a cerimônia, os alunos receberam medalha e certificado alusivo ao desempenho na etapa estadual da OBMEP. Os estudantes foram chamados ao palco divididos por municípios. Com 24 jovens condecorados, Praia Grande foi quem contou com o maior número de representantes. Esta foi a segunda vez que a Cidade recebe a solenidade de premiação dos destaques regionais na Olimpíada Brasileira de Matemática.


Os alunos praia-grandenses também se destacaram em esferas mais altas na OBMEP. Dos 24 estudantes, 10 jovens também foram premiados na etapa nacional e garantiram uma medalha de ouro, três de prata e seis de bronze. Leonardo Rodrigues Brito estuda no 8º ano do Ensino Fundamental, na EM Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia. Foi ele quem garantiu o lugar mais alto do pódio para a Cidade na disputa envolvendo todo o País.


"Muito gratificante estar aqui e receber esse reconhecimento por parte do prefeito, da secretária e de todos os presentes. Isso mostra que todo o esforço e dedicação aos estudos valeram a pena", destacou o medalhista de ouro na etapa nacional da OBMEP. "Quando ganhei a medalha de bronze da primeira vez que participei da Olimpíada de Matemática, eu falei para mim mesmo que a próxima seria de ouro. Hoje estou aqui, celebrando essa conquista com a minha família".


A cerimônia contou com a presença do prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, e da secretária de Educação, Patrícia Almeida. O evento contou também com a participação da supervisora de ensino, Renata Betareli, que representou a dirigente da Diretoria de Ensino da Região de São Vicente, Joelma Aparecida Alves da Silva, e da coordenadora da OBMEP da região, Débora Bezerra Linhares Libório.


A subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, também esteve presente na solenidade. Diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista, foi o responsável pelo evento. Também participaram da solenidade os diretores das coordenarias Ação Comunitária, Tulla Cesar, e de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior, e as chefes da Seção de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Angélica Braga, e da Seção de Ensino Fundamental – Anos Finais, Marcela Costa.


O resultado alcançado nesta edição reforça o desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A primeira medalha na etapa nacional veio em 2008. Desde então, ano após ano, os estudantes das unidades da rede municipal de ensino somaram conquistas. A Cidade contabiliza ao todo 98 medalhas, sendo 14 de ouro, 14 de prata e 70 de bronze.


Boa parte destas medalhas foi conquistada com o prefeito, Alberto Mourão, à frente da Cidade. Ao parabenizar os estudantes pelo desempenho na competição estudantil, o chefe do Executivo fez um retrospecto da educação no Município. "Lá atrás, na década de 90, pela necessidade que se apresentava no momento, resolvemos abarcar o Ensino Fundamental. Recordo que, na ocasião, a equipe que comandava a Educação ficou reticente, mas, mesmo sabendo das dificuldades, fomos adiante", recordou.


"Desde então, lutamos para ofertar um ensino com o que há de melhor para todos os nossos alunos, independentemente da região onde a escola está inserida. Fomos atrás, nos debruçamos, e hoje temos um dos ensinos que são referência no nosso Estado e o bom desempenho dos alunos é a prova concreta disso", afirmou Mourão. "Por isso, gostaria de parabenizar os estudantes, mas sem esquecer de todos os atores que diretamente contribuíram ao longo destes anos".


A secretária de Educação, Patrícia Almeida, também enalteceu o resultado alcançado pelos estudantes na OBMEP. "Vocês são motivo de muito orgulho para nós! Como professora, nos mais de 32 anos de história na profissão, não tem como não admirá-los, pois o que a gente mais gosta é de bons alunos. Com estas medalhas, vocês demonstram de forma prática que é possível sonhar alto. A educação é um caminho de oportunidades que vocês estão trilhando magnificamente bem".


OBMEP – Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Realizada desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


As provas são dirigidas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os medalhistas ganham um curso de matemática do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e ainda têm possibilidade de garantir vagas para mestrado em universidades públicas.