PG terá caminhada ecológica na Fortaleza de Itaipu em setembro

Primeira reunião para organização do evento ocorreu nesta segunda-feira (21)

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 21/07/2025

Fotos: Pedro Sbravatti

 

Praia Grande contará com um evento que une meio ambiente, educação, atividade física e muita história. A Cidade iniciou a organização de uma caminhada ecológica que será realizada na centenária Fortaleza de Itaipu. A atividade está programada para o mês de setembro e deverá reunir pessoas de todas as idades.

 

Nesta segunda-feira (21), a primeira reunião para a organização da caminhada ecológica ocorreu na Fortaleza de Itaipu. Participaram representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande, do 2ª Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) e também da Fundação Florestal. Durante os próximos encontros serão definidas as demais informações do evento, como o nome oficial, data, horário e forma como ocorrerão as inscrições.

 

“A ideia da realização dessa caminhada ecológica em setembro, mês em que se comemora a Independência do Brasil, surgiu durante uma conversa com o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. A meta é desenvolver uma atividade que chame a atenção das pessoas para o meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, além de reforçar essa integração com a Fortaleza de Itaipu, um equipamento de fundamental importância sediado na nossa Cidade”, comentou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Valdir Pereira Ramos Filho.

 

A Prefeitura pretende integrar o máximo possível de secretarias municipais. O secretário de Meio Ambiente destacou que outras pastas, como Educação, Esportes e Lazer e Cultura e Turismo, também deverão fazer parte do evento. “A ideia passada pelo prefeito é uma união de forças para trabalhar da melhor forma possível temas relevantes para a sociedade como, por exemplo, as questões ambientais”, disse.

 

E nada melhor que organizar uma caminhada ecológica como essa em um espaço repleto de natureza por todos os lados como é a Fortaleza de Itaipu. “Essa primeira reunião foi muito produtiva. Alinhamos vários pensamentos comuns. É um objetivo nosso utilizar nossas áreas preservadas de fauna e flora para transmitir conhecimento para a população e reforçar essa questão da educação ambiental. Somos parceiros em ações de fomento ao ensino e educação”, afirmou o comandante da Fortaleza de Itaipu, major Antônio Celso Fernandes Neves.

 

A gestora do Parque Estadual Xixová-Japuí, Andrezza Pinheiro Anhaia, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Praia Grande em promover uma caminhada ecológica e ressaltou a importância do acordo de cooperação que existe entre as duas partes, que tem como objetivo reforçar as iniciativas de proteção ao meio ambiente, a flora e a fauna, além de atividades voltadas a pesquisa.

 

“É muito importante essa união institucional e esse trabalho em conjunto. O meio ambiente precisa disso. Eventos como essa caminhada ecológica chamam a atenção das pessoas e fazem com que tenham um novo olhar para o meio ambiente, o que tem na Cidade e a importância da preservação. A Fundação Florestal está sempre aberta para participar de ações como essa”, declarou Andrezza.