PG terá novo espaço para transbordo de lixo domiciliar e construção civil
Área de 30 mil m² e abrigará também cooperativas de reciclagem
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 19/02/2026
Praia Grande dará um importante passo na modernização da gestão de resíduos sólidos com a implantação do novo Transbordo Municipal, que será instalado em uma área afastada da zona residencial, próximo à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O local também abrigará as cooperativas de tratamento de resíduos recicláveis e o recebimento de resíduos da construção Civil.
O equipamento terá como principal função o recebimento eficiente do lixo domiciliar coletado na Cidade, que será devidamente encaminhado ao aterro sanitário licenciado, assegurando a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
O novo complexo contará com uma área de aproximadamente 30 mil m² e também abrigará as cooperativas de reciclagem, fortalecendo a inclusão social, a geração de renda e o trabalho dos cooperados, além de incentivar a coleta seletiva e a economia circular no Município.
Entulhos - Ao lado do transbordo será implantada a Área de Triagem e Transbordo (ATT) de Resíduos Inertes e da Construção Civil, destinada ao manejo correto de materiais provenientes de obras, reformas e demolições. A iniciativa terá contribuição significativa para a redução de descartes irregulares e para o reaproveitamento de materiais.
“A concentração de todos esses equipamentos em um único complexo integrado permitirá maior eficiência operacional, melhor controle ambiental e otimização dos fluxos de recebimento, triagem e destinação dos resíduos, além de facilitar a gestão, a fiscalização e a logística dos serviços”, afirmou a secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan.
Sustentabilidade - Pensando na sustentabilidade e na eficiência ambiental, o projeto prevê ainda a captação e o reuso da água de chuva, bem como a utilização de energia solar, reduzindo o consumo de recursos naturais e os custos operacionais da unidade.
“Com a implantação do novo Transbordo Municipal, a Cidade reforça seu compromisso com o meio ambiente, a sustentabilidade e a melhoria contínua dos serviços públicos, promovendo uma gestão de resíduos mais moderna, responsável e alinhada às boas práticas ambientais”, explicou o prefeito, Alberto Mourão.
Parque – O projeto prevê ainda a construção de um amplo parque na área em que está localizado atualmente o transbordo municipal, no Bairro Glória. Serão 80 mil metros quadrados com diversas atrações para pessoas de todas as idades. Tudo isso com características voltadas a sustentabilidade e educação ambiental.
