PG une espiritualidade, arte e responsabilidade socioambiental em celebração de Corpus Christi

Projeto piloto prevê a criação de um quadro (tapete) artístico de material sustentável

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 28/04/2025

Foto Arquivo
Foto Arquivo


 

Inovação a serviço das pessoas! O slogan da Prefeitura de Praia Grande agora está presente também na celebração de Corpus Christi. Além da confecção dos tapetes que marcam o percurso da procissão, será criado um projeto-piloto para celebração deste ano denominado de “Tecendo Caminhos de Fé”. A ideia consiste na criação de quadro artístico sustentável (substituindo, no chão, o tradicional tapete), utilizando juta e materiais reutilizáveis, como retalhos de tecidos, lã, barbantes, linhas e outros elementos que possam ser agregados à composição. Após a passagem do Santíssimo Sacramento no dia, a peça pode ser revertida em renda pelas paróquias ou comunidades, por meio de eventos solidários.

 

Uma reunião foi realizada, na última sexta-feira (25), com os representantes da Igreja Católica no Município, com objetivo de alinhar essa proposta e colocá-la em prática na celebração de 2025, marcada para o mês de junho. Para isso, a equipe da Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande realizará, no Palácio das Artes, uma capacitação na terça-feira (29), às 15 horas, com membros da Igreja para explicar como elaborar seu quadro de 1m x 2m, além da entrega do material que será disponibilizado para confecção de um deles para cada uma das cinco Paróquias (Santo Antônio – Boqueirão; Nossa Senhora das Graças – Ocian; Paróquia São Gaspar Bertoni - Tupi; Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Samambaia; Igreja São Pedro Apóstolo – Caiçara), produtos esses frutos de uma doação da empresa que produziu o Estação Verão Show no início do ano.

 

A iniciativa do “Tecendo Caminhos de Fé” reforça o compromisso com práticas conscientes e criativas. O secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, foi quem teve a ideia da proposta. “Eu costumo dizer que nada se constroi sozinho. Passei uma sugestão à equipe de Artes Visuais e elas criaram um projeto-piloto belíssimo para trabalharmos em 2025. A intenção é que futuramente todos os tapetes sejam substituídos pelos quadros artísticos sustentáveis”, explicou.

 

A ação fortalece projetos sociais, promove a sustentabilidade e consolida também os laços entre fé, cultura e solidariedade. “Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição de anos no Município e recebem milhares de pessoas na celebração. A Prefeitura de Praia Grande tem o compromisso com a comunidade e estamos dando um passo a frente importante para a questão socioambiental. Temos a certeza de que será o ‘start’ de um grande projeto”, completa o responsável pela pasta da Sectur.